Garibaldi Filho abre seminário sobre futuro da previdência

O Ministério da Previdência Social (MPS) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizam, em Brasília, hoje e amanhã, o seminário “O Futuro da Previdência no Brasil”. A abertura será feita pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho. O evento será transmitido pela internet, pela TV da Escola da Advocacia-Geral da União. O endereço é http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/71475.jpg" align="left">O seminário pretende colocar em debate temas que ainda não são objeto de consenso entre autoridades e estudiosos, além de rever os desafios para a Previdência, como, por exemplo, a ampliação da cobertura do sistema, sua engenharia financeira, as regras de acesso a benefícios e de reajuste, bem como seu equilíbrio de longo prazo e os parâmetros de justiça distributiva. O objetivo do encontro é traçar um quadro mais nítido das necessidades mais urgentes do sistema, levando em conta diferentes pontos de vista.


divulgaçãoMinistro Garibaldi Filho vai abrir os debates que terá a participação de autoridades e estudiososMinistro Garibaldi Filho vai abrir os debates que terá a participação de autoridades e estudiosos
Ao todo, serão seis mesas de discussão, abordando temas como os rumos dos regimes geral e próprios de previdência social; a consolidação da previdência complementar no país e o panorama internacional da previdência social. Além do ministro Garibaldi Filho, também participarão da abertura do evento o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Wellington Moreira Franco; a ministra do Planejamento, Miriam Belchior; e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. O coordenador da mesa de abertura será o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

Outras autoridades do MPS também estarão presentes nas discussões: o secretário-executivo, Carlos Eduardo Gabas; o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim; o secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz; o diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Rogério Nagamine, e o diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, Delúbio Gomes.

Benefícios

O desafio de expansão da previdência complementar fechada no país é um dos destaques do seminário “O Futuro da Previdência no Brasil”. Tal tema será debatido amanhã, na mesa “A Previdência Complementar no Brasil”. O objetivo do debate é permitir que cada representação do setor possa expor sua perspectiva com relação às possibilidades de medidas de expansão do grau de cobertura de previdência fechada no Brasil e colocar em debate temas que ainda não são objeto de consenso entre autoridades e estudiosos. 

Hoje o sistema de previdência complementar fechado possui 2,7 milhões de participantes e assistidos no país e um patrimônio de RS 512 bilhões, o que representa mais de 17% do PIB brasileiro.




fontec:TN on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário