Paraíba poderá observar hoje maior maré e super lua que só é vista a cada 20 anos

Lua
Dois fenômenos naturais podem ser observados pelos paraibanos neste sábado (19), uma superlua, conhecida entre astrônomos como perigeu lunar, e a elevação recorde de maré, que pode chegar a 2 metros e 90 centímetros.
Super-Lua, demora quase 20 anos para acontecer. Trata-se da quando o satélite está na sua fase cheia em máxima aproximação da Terra (perigeu) — 50 mil km mais perto do que quando está no ponto mais distante de sua órbita. Segundo cientistas, a sensação vai ser de que se pode tocar o astro.
A última vez que os terráqueos foram brindados com este show foi em março de 1993. Naquele ano, o satélite estava a 356.528 km de distância. Hoje ela estará apenas 49 km mais distante. “Luas perigeu são cerca de 30% mais brilhantes e podem parecer 14% maiores”, informou a Nasa em seu site. A lua vai nascer no leste ao pôr do sol e deve parecer especialm
Precauções
Na Paraíba, é a maré alta – e não a superlua – que preocupa. O pico ocorrerá às 16h13 do sábado. Na última elevação desta magnitude, as ondas invadiram calçadões e derrubaram estabelecimentos comerciais.
A Defesa Civil de João Pessoa alerta três comunidades ribeirinhas da capital para a maior ressaca do ano, durante este final de semana.
Porto do Capim, Beira da Linha e, possivelmente, algumas casas da entrada do Bairro São José deverão ficar alagadas. É que o nível de água do Rio Sanhauá, que corta essas comunidades, ficará mais elevado deste sábado (19) até a próxima terça-feira (22).
A maior alta da ressaca será de 2,8 metros, às 16h13 do sábado (19) e às 16h58 do domingo. Na segunda-feira, começa a baixar: 2,7 metros, às 5h17 e 17h41; e, na terça, 2,6 metros, às 6h e 18h26. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Marques, haverá um monitoramento nas regiões ribeirinhas para o caso de algum incidente, mas acredita que não haverá problemas mais graves. “Os agente s comunitários desses locais já estão alertando os moradores e eles sabem como proceder. Mas, caso aconteça algo mais complicado, o órgão estará de plantão para acompanhar e atender possíveis ocorrências”, disse.
Ressaca – As ressacas acontecem quando rajadas de vento fazem subir o nível do oceano e aumentam, já em mar aberto, o tamanho das ondas. Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral. Ao chegar à praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram bem próximas da orla. A força da ressaca costuma alagar avenidas e danificar construções à beira-mar.
Na praia de Manaíra, é comum as pessoas pararem para observar o espetáculo das fortes ondas batendo na mureta de proteção e invadindo parte da calçada. A previsão é que nos meses de abril, agosto e setembro haja novas altas de marés, com elevações que chegarão a 2,7 metros.
A maré alta atingirá o não só o litoral paraibano. Ondas de até 3 metros serão registradas em Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte.
fonte; jornal correio da paraiba
19/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário