ABC vence no fim e fica a um empate do título do 2º turno; fotos


Carlos Santos/DN/D.A Press

A vitória do alvinegro sobre o alviverde no clássico, decretada por um gol de Cascata aos 43 da segunda etapa, deixou o ABC mais tranquilo para a disputa do segundo turno do Campeonato Potiguar. Com estes três pontos, o Elefante alcançou os 22 pontos, abrindo seis de diferença para o América, segundo colocado, e oito para o Palmeira, na terceira colocação. América e Palmeira irão enfrentar-se na última rodada, marcada para a próxima quarta-feira. Assim, o Mais Querido necessita apenas de um empate para garantir a taça do 2ª turno sem ter que jogar as finais.
Este pode ter sido o último jogo oficial da Era Machadão, pois os atuais "donos" do estádio - Alecrim e América - jogarão fora de casa na última rodada, contra o Assu e contra o Palmeira de Goianinha, respectivamente, e com a conquista direta do ABC confirmada na próxima quarta, frente ao Corintians de Caicó, as finais do campeonato serão jogadas no Frasqueirão e no Iberezão, casa do campeão do primeiro turno - o Santa Cruz.
O Jogo
Estádio com bom público para o domingo de chuva, despedida do Machadão, 'decisão' para as duas equipes. Nada disso parece ter estimulado ABC e Alecrim na primeira etapa. Um fraco 0 a 0 persistiu por todo, o primeiro tempo. Dida e Welligton, goleiros de Alecrim e ABC, respectivamente, pouco trabalharam.
Tanto o alviverde como o alvinegro limitaram-se a trocar a bola no meio-campo, com destaque para a postura mais defensiva demonstrada pelo Alecrim desde o início da partida. O torcedor que esperava uma partida empolgante decepcionou-se, não vendo nenhuma chance clara de gol na primeira etapa.
As tentativas de ambos os lados limitarem-se em bolas longas alçadas na área adversária, com pouco perigo para os zagueiros, e a chutes de longa distância, quase sempre sem endereço como os tentados por Jackson e Renatinho Potiguar pelo ABC e Nêgo e Fabinho pelo Alecrim. Pouco para quem buscava tentar garantir a vantagem de no mínimo quatro pontos e conquistar o 2º turno na última rodada.
As equipes voltaram dos seus vestiários sem alterações, refletindo no futebol mostrado no gramado do Machadão. Até os 20 minutos da segunda etapa a partida continuava inalterada, sem graça e com poucos lances de perigo. A partir daí, ABC e Alecrim resolveram sair para o jogo, criando chances.
A mais clara de todas saiu do pé de Cascata, que completou uma jogada de Pio com um chute perigoso por cima de meta de Dida. Leandrão também teve sua chance, em uma cabeçada desviada em cima da linha pela zaga do Periquito. O que mostrava uma melhora na partida, no entanto não passou de algumas tentativas esporádicas de ambos os lados.
Esperando alterar a condição do jogo, os dois técnicos realizaram na segunda etapa todas as três alterações permitidas. Porém, as entradas de Renatinho Carioca, Ray e Gabriel, no ABC, e de Da Silva, Luiz Henrique e João Paulo, no Alecrim, pouco acrescentaram na apresentação das duas equipes.
O jogo que apontava para um empate sem graça, mudou de figura aos 43 minutos. O meia Cascata apareceu mais uma vez para decidir uma partida em favor do alvinegro. O camisa 10 arriscou, de fora da área, um chute rasteiro, que entrou no canto do goleiro Dida.
O placar em favor do ABC persistiu até o fim da partida, decretada pelo apito de Leandro Saraiva aos 49 minutos. Apito este que pode ter colocado o árbitro - e todos os que participaram desta partida - na história, por ter comandado o que pode ter sido, oficialmente, a última partida do estádio João Machado, o Machadão.
Ficha técnica
ABC 1x0 Alecrim
Estádio Machadão, 17h - 8ª rodada do segundo turno do Campeonato Potiguar
ABC: Welligton, Pio, Tiago Garça, Alessandro Lopes e Renatinho Potiguar;  Bileu, Reinaldo, Jackson (Renatinho Carioca), e Cascata; Leandrão (Ray) e Éderson (Gabriel).

Alecrim: Dida, Eduardo Igor (Luiz Henrique), Cleiton, Maceió e Nego; Carioca, Ramon, Fernando, Fabinho; Acácio (Da Silva) e Alexson (João Paulo).
Gol: Cascata (43'/2ª T)
Cartões amarelos: Alessandro Lopes, Renatinho Potiguar (ABC); Nêgo (Alecrim)
Público: 2032 pagantes
Renda: R$ 34.335,00

Árbitro principal: Leandro Saraiva
Assistente 1: Eduardo Lincoln Neves
Assistente 2: Flávio Gomes Barroca
Por Paulo Nascimento, especial para o DNOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário