Beneficiados do Bolsa Família devem fazer revisão cadastral


O Cadastro Único/Bolsa Família, desenvolvidos pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) a iniciou revisão cadastral 2011. A revisão tem como público-alvo as famílias que estão com cadastros desatualizados há mais de dois anos. 

Para este ano, estima-se que cerca de 6.200 famílias em Natal compareçam aos postos de atendimento do município até o prazo final da revisão, em 31 de outubro.

“Essa é uma ação periódica, que tem como público alvo os beneficiários do programa Bolsa Família. A ação pretende garantir a atualização dos dados, permitindo assim, uma gestão mais eficiente das orientações impostas pelo governo, que serão facilmente verificadas e contribuindo com fiscalização. O programa atua de forma eficaz direcionando o benefício a quem realmente precisa” explica a chefe do setor de Cadastro Único da Semtas, Janaína Bandeira.

As famílias que fizeram a revisão recentemente também devem ficar atentas. “Também estão incluídas nessa revisão as famílias que mudaram de endereço, de renda ou de número de componentes familiares, as crianças que mudaram de escola, dentre outros”, explica a chefe.

As famílias que não realizarem a revisão cadastral serão penalizadas. “As famílias que não fizerem a atualização terão o beneficio bloqueado no mês de novembro, e posteriormente o cartão poderá ser cancelado”, afirma Janaína. 

A revisão poderá ser feita na sede da Semtas ou em um dos pontos descentralizados de atendimento do Cadastro Único. Para fazer a revisão é necessário realizar um agendamento prévio. Hoje é possível agendar pelo telefone (3232-9278) para os que irão atualizar os dados na sede da Semtas. O horário de funcionamento do atendimento é de 8h às 15h.

Para fazer a revisão cadastral é preciso apresentar os documentos originais de todos os moradores da casa, independente do grau de parentesco (inclusive os amigos devem ser incluídos se morarem na mesma casa). Os documentos necessários são: Comprovante de residência; Carteira de Trabalho e Contra-cheque; Identidade; CPF; Título de Eleitor; Certidão de Nascimento dos integrantes menores de 18 anos; Declaração Escolar de 2010 das crianças e dos adolescentes. Vale ressaltar que todos os documentos precisam ser originais.

Mais sobre o Cadastro
O Cadastro Único se constitui como um dos mais importantes instrumentos de coleta de dados para os Programas da Assistência Social, tendo como objetivo identificar todas as famílias em situação de pobreza existentes no Município. 

A inscrição no CadÚnico é o primeiro passo para a inclusão no Programa Bolsa Família e demais Programas Sociais, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Em Natal, são 89 mil famílias no Cadastro Único, sendo 46 mil com perfil de Bolsa Família.

Postos de Atendimento
Semtas - Avenida Bernardo Vieira, 2180 – Dix-Sept Rosado.
Cras – Pajuçara: Rua Flor do Paraíso, 319, Pajuçara.
Cras – África: Rua da Gameleira, 316, Redinha.
Cras – Salinas: Rua dos Pataxós, 50, Salinas.
Cras – Nossa Senhora da Apresentação – Avenida das Fronteiras, 2101 – Nossa Senhora da Apresentação.
Casa dos Ofícios – Zona Norte: Rua Bariri, s/n Gramoré.
Cras – Guarapes: Rua Lagoa Seca, 02 Guarapes (Próximo à Quadra de Esportes).
Centro Público – Alecrim: Rua Fonseca e Silva, 1112, Alecrim.
Cras Passo da Pátria – Rua Capitão Silveira Barreto, 1016 – Alecrim.
Cras Planalto – Rua Cônego Deoclides Diniz, 135 – Planalto.


Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário