Maior hospital do interior está sem ortopedista e anestesista


Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, enfrenta situação grave na prestação de serviços a sociedade.

Muitos dos problemas nos serviços de saúde pública na capital são advindos da falta destes serviços no interior do Estado. E este problema só tem aumentado, na medida em que se torna mais difícil a contratação de médicos especialistas.

Neste final de semana, a exemplo de outros, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, único que atende emergência urgência em toda região Oeste, ficou sem anestesista no sábado e sem ortopedista no domingo, gerando um cenário trágico nos dois dias.

Um médico só trabalha com a presença do outro. Aliás, sem anestesista nenhum cirurgião trabalha. Daí já se pode ter uma noção do sufoco no maior e único hospital de emergência urgência da região Oeste do RN num final de semana. E não existe perspectiva de melhora.

O diretor Ney Robson disse que não tem nenhum profissional destas duas especialidades confirmando presença na escala desta semana para atuar no HRTM. “Vamos nos reunir amanhã com Jean Walter, da Secretaria Estadual de Saúde, para buscar uma solução”.

O mesmo foi dito há 15 dias pelo secretário de Saúde Domício Arruda, quando também ficou um caos o HRTM durante o final de semana por falta de ortopedista e anestesista. Fizeram as propostas e os médicos aceitaram voltar, mas agora recuaram.

E segundo Ney Robson, os médicos depois de concordaram, apresentaram outra lista de reivindicações (o diretor não informou qual), como esta não teria sido atendida, simplesmente não foram trabalhar, gerando o atual cenário tráfico no HRTM.

Neste domingo, o secretário de Saúde Domício Arruda viajou a Brasília para participar do Seminário sobre o Projeto Mãe Canguru. Via Twitter, o secretário confirmou que tem ciência do problema e que o coordenador Jean Walter vai procurar a melhor saída pra situação.

Outros hospitais
A Secretaria Estadual de Saúde tem 23 hospitais espalhados em todas as regiões do Estado. No interior, apenas o HRTM vinha funcionando, atendendo razoavelmente bem a demanda do Vale do Açu e Alto Oeste. Estas duas regiões têm hospitais regionais, mas estes não conseguem funcionar a contento há mais de uma década.


Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário