PT de Natal assegura não ter interesse em vaga de vice na disputa pela prefeitura Deputada federal Fátima Bezerra se mostrou surpresa ao saber de especulações sobre aliança com o PSB, cuja candidata seria Wilma de Faria.

Por Diógenes Dantas e Marcos Alexandre
Nominuto.com



Deputada federal e uma das principais líderes do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, assegura que a sua legenda não tem nos planos, outra meta senão a de lançar uma candidatura própria nas eleições municipais 2012.

Nesta entrevista ela confirma o favoritismo dos membros do partido pela indicação do deputado estadual Fernando Mineiro para encabeçar chapa.

Fátima ressalta a parceria que tem com o PDT e o PCdoB, além do PSB parceria com o qual foram geradas especulações esta semana, sobre uma aliança encabeçada pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB), e o PT na vaga de vice.

“Não sei de onde saiu essa história, no PT só há uma resolução que é a de candidatura própria”, resume a parlamentar.


Diógenes Dantas – A imprensa tem destacado a possibilidade de uma aliança PT – PSB para a Prefeitura de Natal, com Wilma de Faria encabeçando e Fernando Mineiro como vice. O que há de concreto nisso?

Fátima Bezerra
 – O PT de Natal tem uma resolução muito clara que é de candidatura própria, não existe uma para vice. Desde o início do ano que estamos fazendo um trabalho de fortalecimento do partido, e o nome mais cotado hoje é o do deputado estadual Fernando Mineiro – um excelente quadro. Mineiro está percorrendo os bairros, e esse trabalho será intensificado agora no segundo semestre. 

DD – A senhora confirma que houve uma reunião com a ex-governadora Wilma de Faria na semana passada e, se sim, foi por isso que gerou toda essa especulação?

FB 
– Em nenhum momento tratamos sobre este assunto. Eu tive uma tratativa com a ex-governadora, temos conversado muito ao longo desse período sobre as perspectivas do Governo Federal, o quadro político aqui no Estado e é importante ressaltar que não é só o PSB que é o nosso aliado, mas o PDT e o PCdoB. Nós temos conversado com a responsabilidade que nós temos enquanto lideranças políticas, e temos que nos preparar para as eleições 2012. É importante que esse bloco de forças de perfil progressista possa sair vitorioso no próximo pleito. Até porque esse bloco foi duramente derrotado nas duas últimas eleições. Neste momento o que PT tem feito é se organizar, a exemplo das demais legendas. Queremos ampliar e muito a presença do PT nos legislativos municipais, começando por Natal, onde vamos vir com um grupo forte de candidatos a vereadores. 

Marcos Alexandre – A senhora citou a existência da resolução do partido que assegura a candidatura própria em 2012. Mas essa questão já está fechada, ou pode ser revista?

Foto: Gerlane Lima
"O sentimento dentro do PT é de unanimidade".
FB – O sentimento dentro do PT é de unanimidade, eu não sei de onde tiraram essa história, pois se teve alguém dentro do PT que não defende a candidatura própria, até hoje não teve a coragem de colocar isso no âmbito do partido. A eleição em Natal, inclusive, se dá em dois turnos...

DD – Geralmente, na última eleição foi no primeiro turno.

FB 
– É, a gente viu que foi uma eleição que naquele momento se por um lado a nossa candidatura arregimentou um leque considerável de forças políticas, por outro lado a minha adversária também conseguiu agregar ao lado dela um leque de forças, aliás, dos poderosos, né? Como o senador José Agripino, o então presidente da Assembleia Legislativa Robinson Faria, o PR, o deputado Rogério Marinho, aliás, arregimentou em torno de si essas lideranças políticas que hoje querem pousar para a sociedade de candidaturas oposicionistas, quando eles – na verdade – é que foram os grandes responsáveis pela eleição de Micarla e, conseqüentemente, responsáveis pela situação em que Natal se encontra hoje. 

Marcos Alexandre – A base governista tem três pré-candidatos aqui em Natal: o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), e o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT). Como o Diretório Nacional tem acompanhado essa questão aqui na capital potiguar e qual a orientação?

FB
 – Eu faço parte da Executiva Nacional, e foi criado um grupo de trabalho para fazer o acompanhamento das eleições em todo o país. Nós estamos priorizando as capitais e as cidades acima de 150 mil habitantes. Essa é a prioridade que o PT definiu. Evidente que tanto o PSB e o PDT são nossos parceiros estratégicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário