Mineiro fala sobre propostas para Natal em plenária na ZN


"Não basta dizer que a cidade está abandonada, precisamos construir alternativas com a população", declarou o deputado Fernando Mineiro na primeira plenária dos zonais do PT em Natal, na Zona Norte. Para o parlamentar, é importante que esses eventos tenham tido início na ZN que é, segundo ele, a região que apresenta maior crescimento e, paralelamente, menor investimento em Natal.
Mineiro fez uma explanação sobre os principais aspectos da Zona Norte, passando por transporte, saúde, saneamento básico, entre outros assunto. Em seguida, ele respondeu às perguntas dos presentes sobre alternativas para a melhoria da vida na região. "Em nosso projeto para a Zona Norte, focamos principalmente em saneamento e mobilidade urbana. Ou tratamos do saneamento ou ficaremos barrados em outras questões, como a verticalização da região", afirmou.
Na Zona Norte concentra-se cerca de 40% da população de Natal (cerca de 300 mil pessoas), sendo o bairro de Nossa Senhora da Apresentação o mais populoso, com 79 mil moradores. O saneamento básico da região é de 0%. Em março deste ano, o deputado aprovou emenda, na Assembleia Legislativa, que expandia o esgotamento sanitário da ZN, dentro das obras do PAC II.
"Andei por vários postos de saúde da ZN e notei que a falta de medicamentos e de profissionais é altíssima", também lembrou o deputado, que tem realizado visitas constantes aos equipamentos públicos de Natal e constatado o abandono que a cidade sofre.
Sobre as eleições 2012, Mineiro afirmou que seu nome está à disposição do Partido para a pré-candidatura à Prefeitura do Natal. "Estou como mais um militante para animar o PT, mas precisamos começar este ano", enfatizou. "Nós também precisamos entender os movimentos que os outros partidos estão fazendo em suas reuniões fechadas. Nós sabemos que os interesses da população ficam de fora nessas reuniões", completou.
Durante a plenária, uma homenagem foi feita aos militantes que acabaram de se filiar ao PT Natal. "Esperamos voltar às ruas, que é lugar de militantes", declarou o recém-filiado, Edmilson Dias. As falas do presidente do PT Natal, Fernando Lucena, do presidente do PT estadual, Eraldo Paiva e da fundadora do PT/RN, Vilma Aparecida estiveram no mesmo tom de engajamento e militância rumo às eleições 2012 e ao fortalecimento do PT Natal. "Esperamos irradiar essa nova proposta para nossa cidade", declarou Vilma .
Para o presidente do Zonal Norte, Milklei Leite, o PT se identifica muito com a Zona Norte. "O PT trabalha de forma diferente, não aparece só na época das eleições. O partido está muito atuantes nas bases e comunidades, assim como nos sindicatos e movimentos sociais", lembrou.
Confira abaixo a resposta de Mineiro às perguntas sobre propostas para Natal:
EMPREGO E RENDA - A Prefeitura precisa pensar políticas específicas para cada região. Para a Zona Norte, o principal é incentivar a vinda de empreendimentos econômicos. Se não desenvolver economicamente, sempre vai ser necessário o descolamento para outras regiões da cidade.
ORÇAMENTO PÚBLICO - É necessário implantar novamente o orçamento participativo, mas também capacitar as lideranças para ele.
CULTURA - Nenhum empreendimento cultural da Zona Norte tem acesso à Lei Djalma Maranhão e, se ela não for revisada, esse acesso nunca vai existir.
SEGURANÇA - Os bairros com maior insegurança são exatamente aqueles sem dispositivos de lazer e cultura. É preciso unir o combate à violência com acesso à cultura e à prática de esportes. O mesmo serve para a questão das drogas. Não adianta só uma política repressiva.

Leia Também:

Fonte: Assessoria do Mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário