UFRN realiza mutirão para o plantio de árvores neste sábado Serão plantadas 200 mudas das 20 mil planejadas pelo projeto “Plante Enquanto é Tempo”.

A Universidade Federal do Rio Grande, através do projeto “Plante Enquanto é Tempo” promove, neste sábado (30) um mutirão para plantar cerca de 200 mudas de árvores na Praça Henrique Carlone, no conjunto Ponta Negra, a partir das 14h.

O mutirão será o primeiro evento público desde a publicação e inscrição oficial do projeto na UFRN. O coordenador do projeto, professor Robério Paulino Rodrigues, do Departamento de Políticas Públicas, considera os problemas climáticos da atualidade uma questão preocupante. 

Robério Paulino explicou que “arborizar é uma maneira de compensar o desequilíbrio das mudanças climáticas”. De acordo com ele, essas 200 mudas, previstas para o plantio no sábado, marcam o início da primeira fase do projeto.

Até a conclusão dessa fase, 20 mil árvores deverão ser plantadas. Para isso, mais de 9 mil mudas já foram produzidas, que estão sendo distribuídas em eventos públicos ou quando solicitadas por pessoas ou entidades interessadas em colaborar com a melhoria do meio ambiente na cidade. 

A organização do evento informou que os interessados em participar do mutirão podem levar crianças, devido ao potencial educativo da atividade. Os participantes podem levar pás, regador e um pouco de adubo.

O Projeto de Ação Integrada “Plante Enquanto é Tempo” é uma iniciativa voluntária de educação ambiental do qual participam professores, técnicos e estudantes da UFRN, que objetiva inicialmente 20 mil tutores de novas árvores em Natal, mediante a assinatura de um termo simbólico de compromisso. 

Esses tutores ficam encarregados de plantar e cuidar de pelo menos uma árvore pelos próximos anos. Os tutores são convidados a registrar suas ações, e enviar fotos de suas árvores para o site www.cchla.ufrn.br/euplantei, ainda em construção.

O lançamento oficial do projeto “Plante Enquanto é Tempo” ocorre durante a XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), na Praça Cívica do Campus Central da UFRN, no dia 18 de outubro. 


Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário