Um relato sobre o #petistasconectados, por Marco Aurélio Garcia Lemos


Foto: Vlademir Alexandre
Era noite nublada de uma sexta-feira, no agosto de um ano ímpar, e cerca de 80 petistas natalenses encontram-se em um hotel na Zona Sul de Natal. Não se tratava de nenhuma comemoração, aniversário ou coquetel, estávamos reunidos no 1º Encontro de Petistas Conectados, discutindo os rumos de nossa cidade e a importância da militância, e de nossa ação nas redes sociais, para as eleições de 2012.O evento, promovido pelo mandato de @mineiropt, em parceria com o PT | Natal, teve o objetivo de mobilizar a militância petista para ocupar, de forma cada vez mais qualificada, os espaços de debate que se abrem com a massificação do uso de redes sociais e das novas tecnologias de informação e comunicação. Cerca de 70 pessoas se inscreveram no http://bit.ly/ptconect e mais de 80 apareceram, os e as quais saíram entusiasmados(as) com a força do movimento que se criou.

Os palestrantes deram um show . @ruycomunica (prof. Ruy Rocha Alckmin, do depto de Comunicação da UFRN) enfatizou que “por trás das máquinas e conexões, existem pessoas e que essas são capazes de promover mudanças”. @danieldantas79 (o Daniel Dantas, do bem, militante do #BlogProgRN) setenciou: "Não adianta tentar profissionalizar a campanha nas mídias sociais, nessa área, o que faz a diferença é a militância". @fabiofariasf (jornalista Fábio Farias, ex-presidente do Centro Acadêmico de Comunicação da UFRN) analisou vários casos de sucesso, com ênfase na campanha dos Pôneis Malditos e no #ForaMicarla. @t_aaguiar (estudante de Direito na UFRN e articulador da Militância em Ambientes Virtuais - #MAV_PTRN) convocou todos e todas a organizarem a atuação petista na rede, desde já, com a criação do coletivo, a realização de oficinas e a promoção do aprendizado contínuo . #GabrieldaABCID falou da importância das lan-houses e do movimento pelos Centros de Inclusão Digital.

A coordenação ficou por conta de @mineiropt que, de forma descontraída, organizou o debate e deu suas contribuições. A certa altura @mineiropt pede a todos e todas que utilizem a hashtag #petistasconectados e dá o start em um movimento sem precedentes no partido em Natal, que envolve os que lá estavam (e conseguiam superar as dificuldades técnicas do wireless) e os que lá não puderam estar, o que, rapidamente, leva a tag ao primeiro lugar no @TrendsNatal (como o assunto mais comentado pelos natalenses no Twitter naquela hora).

A participação do público também foi bastante enriquecedora. Várias perguntas, alguns depoimentos e também sugestões e críticas que compuseram um bom repertório para a organização dos próximos passos dos #petistasconectados. Para tanto, 44 (quarenta e quatro) petistas se dispuseram a compor o coletivo #petistasconectados #MAV_PT_RN.

O encontro foi até cerca de 22h e o debate sobre a conjuntura municipal também teve destaque. Os e as presentes discutiram questões como a mobilização das forças conservadoras na cidade, a iniciativa dos partidos que elegeram Micarla e que governaram/ainda governam com ela (DEM, PSDB, PR, PMN, PSD...) de se desvencilhar se sua imagem e passar a idéia que podem ser alternativa, o caos urbano que a cidade têm experimentado e tantos outros temas ligados ao processo eleitoral do ano que vem.

@mineiropt, nosso pré-candidato a prefeito de Natal, além refletir sobre os desafios da cidade, fez questão de ressaltar a importância de o PT apresentar a melhor chapa possível para a câmara de vereadores e vereadoras, alertando para a necessidade de Natal mudar a cara de seu parlamento, para qualificar a produção legislativa e abrigar o bom debate político, que ajude a orientar o desenvolvimento da cidade. Estavam presentes os pré-candidatos a vereador @RodrigoBico, @HugoMansoPT, @Araujo_PT, e @Raoni Fernandes

Também presente ao evento, o presidente do @PTnoRN, @EraldoPaivaPT, se comprometeu a realizar, também em parceria com os mandatos de @mineiropt e de @Fatima_Bezerra, um evento de #petistasconectados a nível estadual, com a presença de diversos blogueiros petistas que militam do interior do Estado.

Ao final, os e as participantes saíram mobilizados para o debate com o presidente nacional do PT @rfalcao13 que acontece no dia seguinte, última tarde de sábado de #ago2011, na Assembléia Legislativa, sobre conjuntura nacional e eleições 2012. Este evento encerra o mês de mobilização #agostodoPT que movimentou: o Diretório Municipal (#3ago, reunião ampliada, 110 petistas, Assembléia Legislativa); os diretórios zonais nas 4 regiões de Natal, duas plenárias zonais (Zona Norte, #13ago, 270 pessoas, Complexo Cultural de Natal; Zona Leste, #20ago, 110 pessoas, Assembléia Legislativa); as tendências petistas; a juventude do PT – JPT que teve plenária com o Secretário Nacional de Juventude do PT, Valdemir Pascoal, no #19ago; os Estudantes Petistas, que promoveram encontro com @mineiroPT (#24ago, 50 estudantes, DCE UFRN); os diversos setoriais e núcleos de bairro que promoveram plenárias e reuniões; os e as pré-candidatos(as), a exemplo de @juniorsouto13, que reuniu 120 pessoas para um bate-papo com @mineiropt e @Fatima_Bezerra sobre as eleições de 2012 (uma espécie de pré-lançamento das pré-candidaturas #25ago); os #petistasconectados e a própria Plenária com Rui Falcão.

Enfim, o #agostodoPT, sem dúvidas, foi um momento especial nesse reposicionamento político que o PT vive em Natal e também um bom exemplo de como a militância organizada pode fazer a diferença.

Cada vez fica mais claro que o PT está crescendo e se consolidando em nossa cidade e que estamos cada dia mais perto de experimentarmos em Natal o modo petista de governar que tanto fez em tantas cidades brasileiras, com tantas inovações em matéria de governança inclusiva e solidária e gestão pública transparente e eficiente, e tanto tem feito em nosso país, através de nossos governos de Lula e Dilma. Eis que é chegada a hora de conectar Natal ao modo petista de governar.

"Nem o passado como era, muito menos o presente como está. Nosso projeto é de futuro" @mineiropt. #Natal2013.

Fonte: http://blogdodanieldantas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário