Rodrigo Sena
Técnico Flávio Araújo tenta ajudar América a quebrar jejum de títulos
Técnico Flávio Araújo tenta ajudar América a quebrar jejum de títulosNomes como o goleiro Fabiano, o zagueiro Mauro, os volantes Márcio Passos e Nata e o atacante Wanderley renovaram com o clube e devem ser titulares durante a competição. A única exceção, para o jogo de estreia, hoje, às 16h, no estádio Nazarenão, em Goianinha, contra o Caicó, fica por conta do defensor Mauro, que, melhorando a parte física, vai dar lugar para Márcio Passos. "Joguei algumas vezes na série C na posição de zagueiro e não vai ter problema nenhum em atuar naquele setor. O técnico sabe que pode contar comigo para o que precisar", revelou o jogador.
Dos vários jogadores que chegaram, alguns são velhos conhecidos da torcida americana. O zagueiro Edson Rocha e o volante Ricardo Oliveira, tiveram passagens de destaque pelo clube em 2009, o que credenciou seus retornos ao América. Para o jogador de meio campo, único do grupo com um título de campeão potiguar no currículo, conquistado quando defendia o rival ABC em 2011, a receita para montar um time vencedor é simples: basta ter união. "O time precisa estar unido, com todos os jogadores voltados para o mesmo objetivo, que é levar o América ao título de campeão estadual. Um clube com a história que o América tem, não pode ficar tanto tempo sem conquistar um campeonato potiguar. E, para que isso aconteça, vai ser necessário que o elenco esteja unido, fechado, para alcançar essa meta no primeiro semestre", afirmou o volante, que a princípio, deve ser reserva do seu "xará" Ricardo Baiano.
Quem está confirmado na equipe e tem a responsabilidade de vestir a camisa 10 americana, que até bem pouco tempo era utilizada por Souza, é o meio campo Júnior Xuxa. Habilidoso com a bola nos pés, o jogador, que chegou nesta temporada ao clube, sabe que tanto tempo sem ser campeão, pode ser um problema para os novatos, já que a pressão da torcida pode atrapalhar em determinados jogos. "Não digo nem pressão, mas essa cobrança da torcida pelo título pode atrapalhar o time. É importante que os nosso torcedores joguem com a gente, porque, só assim, vamos conseguir as vitórias e, consequentemente, a conquista do estadual. Eu, particularmente, estou bastante motivado para ajudar o América a ser campeão", afirmou.
Acostumado a pressão que vem das arquibancadas, o atacante Wanderley, um dos destaques americanos na série C da temporada passada, acredita que cobrança vai dar uma motivação maior aos jogadores dentro de campo. "Jogador de futebol tem que ser movido a desafios, a cobranças. Comigo sempre foi assim e nos últimos quatro anos estou conseguindo todas as minhas metas. E, para esse início de temporada, o que me interessa é conquistar o campeonato estadual", disse.
Depois de realizar duas boas temporadas pelo rubro, em 2009 e 2010, o zagueiro Edson Rocha retornou ao clube para ajudar o time a retomar a hegemonia estadual, começando pela conquista do campeonato potiguar. "O América é grande e estou feliz em retornar a casa. Vamos trabalhar forte para conquistar os títulos que o torcedor merece. Espero que o grupo seja competitivo para a temporada que vai começar e que possamos fazer um belo campeonato", previu.
O experiente goleiro Fabiano afirma que chegou o momento do clube voltar a ser campeão. "É importante para os jogadores que aqui estão, levar o América ao título estadual. Só assim que vamos entrar para a história do clube", disse.
O presidente do clube, Alex Padang, quando assumiu o comando americano, conversou com os jogadores e disse que sua principal meta, para este primeiro semestre é a conquista do campeonato estadual.
TIME
Um time que vai tentar se impor, não só na marcação, como também na posse de bola. Vamos fazer um time competitivo, porque o futebol de hoje é assim, um clube com a história do América tem que disputar títulos. Uma equipe com vibração, marcação e com muita qualidade. É isso que esperamos para esse campeonato. Estamos trabalhando forte, com seriedade, para desenvolver bem nossa filosofia, para conquistar o primeiro passo para o título, que é a conquista do primeiro turno.
REFORÇOS
Todos os jogadores que chegaram, vieram com o pensamento de melhorar o aspecto de qualidade do elenco, junto com aqueles que permaneceram para essa temporada. Para jogar no América, o jogador precisa mostrar qualidade e é isso que estamos esperando desses novos contratados.
PLANEJAMENTO
Ninguém se prepara em tão pouco tempo e por isso ficamos prejudicados. Não foi o tempo ideal, mas isso não serve como desculpa. Temos que passar por todos esses obstáculos. Os jogadores estão conscientes de que devem superar essa falta de tempo e isso só vai acontecer com muita força de vontade.
CAICÓ
Não conheço nenhum time do estadual, com exceção do Potiguar de Mossoró, que pude ver jogar. Quando não conhecemos nosso adversário, temos que partir do princípio que todos merecem respeito, para que o América não seja surpreendido negativamente. Mesmo sem conhecer o Caicó, temos que respeitá-lo, porque, se está na primeira divisão, é porque tem qualidade.
PRESSÃO
Time grande é assim mesmo, pressão a todo momento, não tem como fugir muito disso. Oito anos sem ser campeão é muito tempo.
América abre a primeira rodada às 16h
O Campeonato será disputado eA competição que desperta a maior rivalidade entre os torcedores potiguares vai começar hoje. O América abre o Campeonato Estadual atuando as 16 horas contra o Caicó, no estádio Nazarenão. Neste mesmo horário também estão previstos a realização de mais dois jogos, Assu x Alecrim, no estádio Iberezão, e Corintians x Potiguar, no Marizão. Dois jogos fecham a primeira rodada a partir das 17 horas, o primeiro deles vai colocar frente a frente, no Nogueirão, Baraúnas e o ABC, que inicia a luta pelo tricampeonato, já no estádio Iberezão, o Santa Cruz recebe o Palmeiras.
A tendência é que ABC e América enfrentem grande dificuldade para superar seus adversários, devido ao pouco tempo que tanto Flávio Araújo quanto Leandro Campos tiveram para trabalhar os seus elencos. Ao contrário dos clubes do interior, que sem calendário até o o final da temporada passada, se reapresentaram em dezembro e vão entrar em campo com uma boa vantagem em termos físicos e de entrosamento.
Se não é decisiva, a rodada inicial serve ao menos para indicar o caminho que as equipes deverão seguir na luta por uma das quatro vagas na semifinal do turno.
do TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário