RN é um dos estados do país com maior vulnerabilidade para corrupção, aponta estudo



O instituto Ethos lançou na última semana o estudo “Sistema de integridade dos estados brasileiros” realizado em parceria com a Unicamp para medir o grau de vulnerabilidade de corrupção nos 26 estados e no Distrito Federal.  Entre os pontos estudados estão a transparência dos gastos públicos, a atuação da oposição no legislativo e também a liberdade e independência da mídia.


De acordo com a pesquisa, o Rio Grande do Norte é um dos estados mais vulneráveis à corrupção em todo o Brasil. A tabela que classifica a possibilidade de desvios na área de saúde e educação, por exemplo, coloca o estado como um dos que tem maior probabilidade de apresentar desvio de recursos públicos.

Na área de controle interno, mais uma avaliação negativa para o estado: o Rio Grande do Norte ficou com zero na avaliação. Este índice mede a transparência dos mecanismos de controle dos órgãos e mais o desempenho deles.

Outro fator dominante na pesquisa é com relação a independência e a neutralidade da mídia com relação à política. Na relação com a mídia, o Rio Grande do Norte ficou em último lugar, com grau mínimo de independência dos órgãos de mídia e neutralidade das coberturas.
Mandato do deputado Fernando Mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário