Agentes negam facilitação e mostram como detentos conseguiram fugir de Alcaçuz

Os agentes penitenciário do Rio Grande do Norte concederam entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (1º) para rebarter as suspeitas de que os profissionais tenham facilitado a fuga de 41 detentos do pavilhão Rogério Coutinho Madruga, na madrugada do dia 19 de janeiro. Além de afirmar que a fuga era possível sem o auxílio dos agentes, a categoria produziu um vídeo mostrando a "facilidade" que os presos têm para deixar o pavilhão.

No vídeo, um detento supostamente voluntário demonstra como os presos poderiam fazer para juntar pedaços de ferro da estrutura do presídio para serrar a tranca superior das celas. Segundo os agentes, a facilidade para deixar o pavilhão existe devido ao número insuficiente de servidores e falta de cadeados.

Nas investigações sobre a fuga, membros da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania cogitam a possibilidade de que os detentos tenham recebido o auxílio dos próprios servidores da unidade prisional. A tese é rebatida pelos agentes.

"Estamos convictos de nossa inocência e à disposição da Justiça e da Sociedade para prestar qualquer esclarecimento sobre o fato. Somos partidários de que qualquer fato seja apurado, desde que observado todas as garantias devido ao processo legal", disse a nota assinada pela presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciária (Sindasp/RN), Vilma Batista.

Confira abaixo o vídeo:

Fonte:TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário