Traficante FB chega a Presídio Federal de Segurança Máxima de Mossoró Fabiano Atanázio da Silva foi preso na sexta-feira (27), em São Paulo. Luíz Claudio Serrat Correa, o Claudinho CL, também foi transferido para RN.


Os traficantes Fabiano Atanázio da Silva, o FB, e Luís Cláudio Serrat Correa, o Claudinho CL, chegaram, por volta das 19h desta quarta-feira (1º), ao Presídio Federal de Segurança Máxima de Mossoró (RN). Eles foram levados em uma aeronave da Polícia Federal. O avião saiu do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim com destino ao aeroporto da cidade potiguar, onde os traficantes desembarcaram e seguiram sob escolta até a unidade prisional.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) a transferência dos dois foi autorizada na segunda-feira (30).
Os dois traficantes estavam no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. De acordo com o TJ-RJ, a autorização atendeu a uma solicitação da Secretaria de Segurança Pública do Rio. Fabiano Atanázio e Claudinho CL foram presos no dia 27, em Campos do Jordão, São Paulo.
Em nota, a Secretaria de Segurança informou que secretário José Mariano Beltrame enviou, na segunda-feira, ao TJ-RJ o pedido de transferência para presídios federais de FB e de Claudinho CL.
O traficante FB, preso e levado ao Rio de Janeiro (Foto: Disque-denúncia; Alexandre Cassiano/Agência O Globo; Divulgação/Seap)O traficante FB, preso e levado ao Rio de Janeiro (Foto: Disque-denúncia; Alexandre Cassiano/Agência O Globo; Divulgação/Seap)
Sem visitas nem banho de sol
Enquanto esteve no Rio, segundo a Seap FB ficou isolado em uma cela individual e sem direito a visitas e a banho de sol na penitenciária de Bangu I, na Zona Oeste do Rio, onde ele estava preso desde sábado (28). A Seap informou que a medida também se estendeu a Claudinho CL.
FB era um dos homens mais procurados
No domingo (29), a Seap divulgou uma foto do traficante FB com uniforme de presidiário e os cabelos raspados. Ele era um dos homens mais procurados pela polícia do Rio e foi preso na noite de sexta-feira em São Paulo. O Disque-Denúncia oferecia R$ 10 mil de recompensapor informações que levassem à prisão do traficante.
No sábado, o delegado Antenor Lopes Júnior, da 25ª DP (Engenho Novo), disse que FB confessou que comandou a fuga de traficantes do Conjunto de Favelas do Alemão, em 2010. FB chegou ao Rio na manhã de sábado, depois de ser preso em São Paulo com outros três suspeitos, entre eles o traficante conhecido como Claudinho CL. Após desembarcar no Rio, os dois foram levados para o prédio da chefia de Polícia Civil, no Centro.

Ao ser preso em Campos do Jordão, FB "não ofereceu resistência nem demonstrou animosidade", disse o delegado, que está à frente da investigação que resultou na prisão. A casa onde ele estava era de luxo e foi alugada por R$ 18 mil por mês, contou o delegado. O oficial não quis dar mais informações sobre a investigação.
Fuga de traficantes do Alemão (Foto: Reprodução/TV Globo)Fuga de traficantes do Alemão em 2010
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Segundo a polícia, FB disse ainda que continuava a comandar o tráfico de drogas em outras favelas do Rio, como Chatuba e Juramento. A chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, ressaltou que em 11 meses de gestão já foram presos 20 traficantes importantes, 8 deles foragidos do Alemão.

Férias em Campos de Jordão
O delegado contou que FB é uma pessoa bem articulada e inteligente e conversou bastante com ele. Segundo o policial, o traficante disse que estava gostando muito de Campos de Jordão, onde estava havia uma semana de férias, frequentando bons restaurantes e lojas. Na garagem da casa, foi encontrada uma BMW e uma moto, segundo a polícia.
Segundo Antenor Lopes Júnior, FB e Claudinho CL eram amigos de longa data.
Tanto Martha Rocha quanto o delegado Antenor ressaltaram que a prisão de FB e Claudinho CL são uma grande vitória contra o tráfico de drogas.
"Não podemos esquecer que Claudinho CL é acusado de matar em 2008 o tenente-coronel José Roberto do Amaral Lourenço, diretor do presídio de Bangu 3", disse Martha Rocha.
Histórico de crimes
A secretaria de Polícia Civil preparou um currículo criminoso dos dois presos onde consta que Claudinho CL "atualmente estava à frente do tráfico de drogas dos morros do Cajueiro e Congonhas." Ele seria um dos responsáveis pelas constantes tentativas de invasão do Morro da Serrinha, controlada por uma facção rival à dele, informou a secretaria.
Já FB é citado pela secretaria como ex-chefe do tráfico de drogas da Vila Cruzeiro. "FB em 17 de outubro de 2009 comandou um ataque ao Morro dos Macacos, também na Zona Norte, onde traficantes derrubaram um helicóptero da Polícia Militar, matando dois policiais”, diz o documento.
Segundo a secretaria, "FB foi um dos principais protagonistas de uma onda de atraques a vários pontos do Rio, culminando com a tomada das Forças Policiais ao Complexo do Alemão, em novembro de 2010."

Ele também foi um dos mentores do sequestro de diplomatas chineses em 2008 e do ataque a policiais da Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) em novembro de 2009, próximo à Favela de Manguinhos, informou a secretaria.

FB era considerado foragido da Justiça desde 2002, quando estava preso após a tentativa de invasão da comunidade Faz-Quem-Quer, em Rocha Miranda, no subúrbio, e, beneficiado pelo regime semiaberto, não mais voltou ao Instituto Penal Edgard Costa, em Niterói, na Região Metropolitana.

A polícia chegou ao paradeiro de FB, após uma investigação que começou com a descoberta de um sítio em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, alugado pela facção criminosa que ele comandava. No local, os policiais descobriram farto material de munição e armas escondidas.
Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário