Emanuel Amaral
Desocupação agrada os pedestres e usuários de ônibus que ontem não disputavam espaço nas calçadas
Desocupação agrada os pedestres e usuários de ônibus que ontem não disputavam espaço nas calçadasPortador de necessidades especiais motoras, o cadeirante Lindomar de Aquino, 33, comemora a atitude da Prefeitura: "Antes eu não tinha acesso de jeito nenhum à calçada. Utilizo muito o ponto de ônibus aqui na Bernardo Vieira e perdi as contas das vezes que não consegui subir no ônibus por falta de espaço para passar com a cadeira de rodas. A opinião é compartilhada pelo funcionário público aposentado Rubens Pessoa, 84, que andava até outro ponto para pegar o ônibus com mais tranquilidade. "Ninguém podia chegar aqui, era muita zuada, uma bagunça. Mudou da água para o vinho", disse.
O secretário de Serviços Urbanos de Natal, Luis Antônio Albuquerque, garantiu ontem que a ação não é pontual. "Começamos a desenvolver esse trabalho em Ponta Negra, com apoio do Ministério Público", informou. Após organizar a situação na calçada do Midway Mall, a Semsur irá estender o reordenamento a outros espaços públicos, como as calçadas do Via Direta e Natal Shopping. "O objetivo da Prefeitura é encontrar uma solução para ordenar o comércio informal, de forma que não prejudique a circulação de pedestres, mas olhando também a situação social dessas pessoas", ressaltou o secretário.
Vale registrar que os ambulantes retirados são encaminhados à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social para formação e qualificação profissional.
AUTORIZAÇÃO E RESTRIÇÕES
A Semsur emitiu nota na tarde de ontem informando que irá divulgar, na próxima segunda-feira (20), a lista com os nome dos ambulantes que serão autorizados a retomar o trabalho na calçada do shopping Midway Mall a partir das terça (21). Os trabalhadores foram retirados pelos fiscais da Semsur em julho. O anúncio sobre o reordenamento nas calçadas das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira foi feito após reunião com representantes dos ambulantes, de entidades de Direitos Humanos e do próprio shopping.
O secretário Luis Antônio Albuquerque, titular da Semsur, adiantou que foi firmado acordo restringindo a comercialização de determinados produtos. Segundo a nota, "não será permitida a venda de CD's e DVD's piratas, de alimentos produzidos sem higienização, e com uso de botijões de gás, que tragam riscos à saúde e a segurança das pessoas".
do TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário