Universidade promove Jornada da Produção Ecológica de Ruminantes


O Programa de Pós-Graduação em Produção Animal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido promoverá nos dias 20 e 21 de setembro, no Auditório do CTARN, a II Jornada da Produção Ecológica de Ruminantes no Semiárido.

O evento reunirá pesquisadores nacionais e internacionais que vêm repassar seus conhecimentos para os universitários da UFERSA. Entre os destaques da programação, está a palestra "Produção Agroecológica de Ruminantes na América Latina", que será proferida pelo Dr. Fernando Uribe, coordenador do Centro para la Investigación en sistemas sostenibles de Producción Agropecuária (CIPAV).

Os ruminantes são uma subordem de mamíferos antiodátilos, a subordem Ruminantia. São mamíferos herbívoros que possuem vários compartimentos gástricos (poligástricos), sendo estes o rúmen, o retículo, o omaso e o abomaso, também conhecidos como pança, barrete, folhoso e coagulador respectivamente. Os três primeiros compartimentos são chamados de pré-estômago, pois neles não ocorre digestão química, apenas mecânica, já o abomaso é conhecido como estômago verdadeiro, pois é o único compartimento que possui enzimas utilizadas no processo de digestão química.

Programação do evento: 
Dia 20 de setembro: das 8h ás 8h30: Abertura do evento. Das 8h30 às 10h30: produção agroecológica de ruminantes na América Latina
DSC: Fernando Uribe ( CIPAV - Colômbia)
Das 10h45 às 12h45: Aproveitamento dos recursos forrageiros nativos para produção animal no semiárido
DSC: Magno José Cândido
- Universidade Federal do Ceará ( UFC)
Das 12h45 às 14h - pausa para o almoço
Das 14hàs 16h - Aspectos relacionados a utilização da caatinga sob pastejo
Dsc: Márcio Vieira da Cunha, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
DAS 16H15 ás 18h15 - Indicadores para estimativa de consumo de animais a pasto, Dsc: Mirton José Frota Morenz, EMBRAPA Gado de leite
Dia 21 de setembro
Das 8h ás 12h: Qualificação de Mestrado do PPGPA, 12h às 14h - Almoço; das 14h ás 17h45: apresentação de projetos de dissertação dos alunos do PPGPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário