Enxergar o mundo com o corpo

Clébio Oliveira e Sílvia Rodrigues, em temporada no TAM. Além do espetáculo, Clébio está montando coreografia para o Gira DançaO bailarino e coreógrafo natalense Clébio Oliveira mora há quatro anos em Berlim, vem anualmente ao Brasil, mas nunca apenas para passear. Aqui, ainda encontra tempo para criar novos espetáculos e também apresentar sua própria produção. Neste domingo, ele fará a estreia nacional de "Rua de leite", às 20h, na Casa da Ribeira. Esse espetáculo, concebido e lançando na capital da Alemanha, ajudou Clébio a ser reconhecido  por lá como um dos novos nomes  mais promissores da dança. O que não é pouco. 

DivulgaçãoClébio Oliveira e Sílvia Rodrigues, em temporada no TAM. Além do espetáculo, Clébio está montando coreografia para o Gira Dança

"O 'Rua de leite' é singular por representar meu amadurecimento como artista, e também apresentar meu trabalho para quem ainda não conhece", afirma Clébio. O espetáculo - que ele apresentará em duo com a bailarina natalense Sílvia Rodrigues - representa a vivência de Clébio com pessoas cegas, sobretudo, crianças. "É sobre como a gente pode ver com o corpo todo, não só com os olhos. Trata do movimento como integradora dos sentidos, como ver com as mãos, o paladar, o pensamento e a alma", explica. Apesar disso, ele ressalta que a peça não é direcionado às pessoas com deficiência visual. "Seria preciso pra isso uma mediação especial, o que complicaria muito a montagem", completa. 

"Rua de leite" foi o primeiro espetáculo, de sua autoria, que Clébio montou já no segundo ano em que morava em Berlim. "Recebi suporte da prefeitura da cidade, e fiz uma temporada bastante elogiada. A peça me proporcionou uma grande visibilidade", conta. O reconhecimento germânico veio em 2012: o potiguar recebeu o prêmio "O Höffnungträger", que significa "Coreógrafo Mais Promissor" do ano. O título é concedido pela revista Tanz Magazine, a mais importante de dança da Europa. "É um prêmio concedido por críticos de dança, e que analisa a trajetória do coreógrafo. Sem dúvida é muito importante para mim", diz. 

Anteriormente, Clébio já teve seu trabalho reconhecido em Chicago (EUA), com o National Choreographic Competition, em 2011; no mesmo ano, também foi vencedor do Troféu Cultura RN como melhor espetáculo de dança por "Rio Cor de Rosa". Atualmente ele trabalha em Berlim como professor de dança contemporânea e coreógrafo independente. 

O natalense considera que começou tarde na dança. Aos 17 anos, integrou grupos de danças folclóricas. Aos 24, foi para o Rio de Janeiro, onde ficou por dez anos, atuando ao lado de nomes como Deborah Colker e Carlota Portela. Junto com essas companhias, viajou o mundo inteiro e foi premiado em diversos festivais. O espetáculo "Tudo que se espera", de 2006, ganhou prêmio do Jornal do Brasil. Em 2008, conheceu Berlim e resolveu ficar por lá. "Vendi tudo que tinha e, sem falar inglês ou alemão, recomecei minha vida na Alemanha", lembra. 

Clébio não pára. Em Natal, também está montando o novo espetáculo do Gira Dança, que estreará em 10 de outubro. Depois, vai ao Rio de Janeiro trabalhar com o Balé de Niterói. Volta a Natal para um workshop, e retornará a Berlim para uma nova coreografia. "Costumo dizer que não gosto de férias", brinca - a sério. 

Serviço: Rua de Leite. Domingo, às 20h, na Casa da Ribeira. Preço: R$20 (inteira). Reservas pelo 3211-7710. 


da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário