Inclusão social: Presidenta Dilma sanciona lei que cria Brasil Carinhoso


Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônica de sanção do Brasil Carinhoso (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

"O Brasil Carinhoso tem efeitos práticos na vida das pessoas", afirma Tereza Campelo, ministra do Desenvolvimento Social


A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (3) a lei que cria o programa Brasil Carinhoso, lançado em maio pelo governo federal. Entre junho e setembro, segundo a presidente, o programa já beneficiou mais de 2,8 milhões de crianças de 0 a 6 anos, tirando elas da extrema pobreza. O Brasil Carinhoso concede um benefício adicional para famílias em condição de extrema pobreza que recebem o Bolsa Família e tenham crianças de 0 a 6 anos de idade.
O objetivo do governo é garantir uma renda de pelo menos R$ 70 por pessoa a essas famílias que tenham crianças nesta faixa etária. A renda complementar concedida varia para cada família, até completar o valor mínimo por integrante.
Durante o lançamento, a presidente Dilma reforçou que o programa vai beneficiar crianças e jovens que hoje são excluídos e que representam o futuro da nação. A presidente disse ainda que o Brasil tem sido reconhecido pelas política sociais no mundo e que ela percebe isso cada vez que sai do País.
“Quando estamos em reuniões internacionais, percebemos que há um respeito muito grande pelo Brasil. E isso se deve às políticas sociais, que agradam intelectuais e líderes de governo. Há um reconhecimento daqueles que desejam incluir socialmente suas populações. Eles olham com muito interesse os nossos programas”.
Ministra comemora
Cinco meses após o lançamento do programa Brasil Carinhoso, de combate à pobreza da chamada primeira infância (faixa que compreende crianças de zero a seis anos), a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, comemora os resultados já alcançados. Entre junho e setembro, o programa já beneficiou mais de 2,8 milhões de crianças de 0 a 6 anos, tirando elas da extrema pobreza.
“Há uma série de ações que se complementam no atendimento às crianças. Além disso, estamos estimulando a oferta de vagas em creches. Pagamos antecipadamente o Fundeb para que vagas sejam abertas nas rede pública e privada. O Brasil Carinhoso tem efeitos práticos na vida das pessoas”, disse.
O Brasil Carinhoso, que faz parte do Brasil sem Miséria, terá três eixos e vai complementar as ações do Bolsa Família. O principal será a garantia de uma renda mínima de R$ 70 por membro da família que tiver, pelo menos, uma criança menor de 6 anos. Os maiores beneficiados estão nas regiões Norte e Nordeste, tradicionalmente as mais carentes do País, onde vivem 78% das crianças nessa faixa etária em situação de pobreza absoluta.
O Brasil Carinhoso também vai aumentar o acesso das famílias em situação de pobreza absoluta a remédios contra anemia e deficiência de vitamina A, além de disponibilizar medicamentos usados no combate à asma gratuitamente nas unidades da Farmácia Popular.
(Ronaldo Berwanger - Rádio PT)


Nenhum comentário:

Postar um comentário