Milhares de fiéis festejam dia dos mártires de Uruaçu


 
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A Festa dos Protomártires do Brasil reuniu milhares de fieis em Uruaçu, São Gonçalo, nesta quarta-feira (03). A celebração do martírio dos padres André de Soveral, Ambrósio Francisco, Ferro, Mateus Moreira e seus companheiros em Cunhaú e Uruaçu, contou com missas, adoração, louvor e show com o padre Antônio Maria.
Antes de iniciar o show, o padre Antônio Maria destacou que a fé foi a responsável por tornar Uruaçu em um lugar sagrado. "Aqui é um lugar sagrado e é bom que a gente venha aqui. Vamos vir sempre, é muito importante", afirmou.

O diácono Wilson Alves afirmou que o evento possui uma grande importância e eleva a fé nos católicos. "Pessoas se doaram aqui e deixaram o seu legado de vida. São pessoas que deram o seu sangue pelo evangelho", disse.
Dezenas de ônibus trouxeram fieis do interior do Rio Grande do Norte para participar da programação. Da cidade de Pureza, distante 59 quilômetros de Natal, Aliete Urbano da Silva, 74 anos, veio pela primeira à festa. Ela contou que frequenta a Paróquia Nossa Senhora da Pureza e veio atendendo a um convite do padre Edivaldo. "Estou adorando. É uma festa muito bonita e com certeza vou voltar outras vezes", disse.
Gentil Guedes, 62 anos, veio de Goianinha, na Grande Natal. Ela afirmou que já perdeu as contas de quantas vezes veio participar do evento. "O que me traz aqui é a fé, o amor, o carinho e a humildade".

Nesta quarta, a programação começou às 7h da manhã com uma missa no Monumento dos Mártires. Às 14 horas, houve apresentação do Auto dos Mártires, seguindo pelo show do padre Antônio Maria. 

Saiba mais

Em 16 de junho de 1645, Padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por mais de 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis participavam da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, município de Canguaretama, localizado a Zona Agreste do Rio Grande do Norte. 

Quatro meses depois, em 3 de outubro, mais 80 pessoas foram mortas pelos holandeses, entre elas, o Padre Ambrósio Francisco Ferro, que manteve a firmeza na fé defendendo fiéis. Na mesma ocasião, o camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento". 

Este morticínio aconteceu no Engenho de Uruaçu. Hoje chama-se Comunidade Uruaçu na área do município de São Gonçalo do Amarante, a 18 quilômetros de Natal, litoral do Rio Grande do Norte.

O processo de beatificação foi aberto pela Santa Sé, em 16 de junho de 1989. Em 21 de dezembro de 1998, o Papa João Paulo II assinou o Decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos. 

O Postulador da Causa dos Mártires foi o Monsenhor Francisco de Assis Pereira. 

Monsenhor Assis acompanhou o processo de beatificação junto ao Vaticano, por mais de dez anos, reunindo documentos em pesquisas realizadas em Portugal, Holanda e no Brasil. Deste material resultou o livro Protomártires do Brasil, de sua autoria, lançado no final de 1999. 

A beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 5 de março de 2000, em celebração presidida pelo Papa João Paulo II. Cerca de mil brasileiros participaram da solenidade.
do DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário