Jacó Jácome pode perder mandato por compra de votos


do DN ON Line.
Notas de abastecimento em nome do candidato foram apreendidas em posto de combustíveis ((Divulgação/Kerginaldo Barbosa))
Notas de abastecimento em nome do candidato foram apreendidas em posto de combustíveis



















O Ministério Público Estadual (MPE) está investigando uma denúncia de suposta captação ilícita de votos por parte do vereador eleito em Natal Jacó Jácome (PMN). A informação foi confirmada pelo juiz da 2ª zona Eleitoral da capital potiguar, José Dantas. Ele conta que o órgão ministerial entrou com uma ação cautelar de busca e apreensão em um posto de gasolina no Alecrim, zona Leste da cidade, que foi cumprida neste domingo (7) e segunda-feira (8). De acordo com o magistrado, no local foram apreendidas diversas notas de abastecimento no nome do candidato. O juiz afirma ainda que, caso se comprove a irregularidade, o vereador pode ter o mandato cassado.

José Dantas diz que a investigação partiu de uma denúncia feita por uma pessoa que viu tais notas. Com a informação, o MPE entrou com o pedido de busca e apreensão para o posto, localizado no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar e Olinto Meira. "No domingo, fomos ao local para trancar o escritório do estabelecimento. No dia seguinte recolhemos essas notas, inclusive algumas no nome da Câmara Municipal de Natal".

Os documentos encontram-se na 2ª zona Eleitoral e devem ser encaminhados ainda hoje ao MPE para análise. Será averiguado se tais abastecimentos batem com as contas apresentadas por Jacó Jácome quanto à sua campanha. Conforme o magistrado, caso seja comprovada alguma irregularidade, o pode-se caracterizar o fato como captação irregular de votos. "Ele pode até ser condenado por abuso do poder econômico e, dessa forma, perder o mandato".

Uso de campanha

A assessoria de comunicação de Jacó Jácome afirma que o posto de combustíveis foi utilizado diversas vezes para abastecer os carros que serviram na campanha do candidato e que, por isso, é evidente que tais documentos seriam encontrados no local.

A reportagem do DN On Line esteve no estabelecimento e conversou com o gerente, Nilton Cruz, que afirma desconhecer a existência dessas notas, nem soube dizer se o local serviu para abastecer veículos no nome de Jacó Jácome.

O estudante de direito Jacó Jácome é o mais jovem eleito vereador da capital potiguar, com apenas 20 anos. Ele se elegeu neste domingo com 5.942 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário