Justificativa de ausência no segundo turno poderá ser feita em qualquer cidade


Emanuel Amaral
Todas as cidades do país devem ter um posto de justificativaTodas as cidades do país devem ter um posto de justificativa

Os eleitores de Natal que não estiverem na cidade no próximo domingo (28) para votar no segundo turno das eleições para prefeito, poderão justificar a ausência em qualquer cidade brasileira. De acordo com determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir deste ano, todos os municípios deverão ter ao menos uma mesa receptora de justificativa.

Para justificar a ausência, o eleitor deve preencher oRequerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser retirado em qualquer cartório eleitoral, postos de atendimento ao eleitor e nas páginas da internet do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). No dia do pleito, o requerimento também estará disponível nos locais de votação ou de justificativa.

Para o preenchimento do RJE, o eleitor deve estar com o número do título. No ato da justificativa, ainda deve ser apresentado um documento oficial com foto. Quem não votar e não apresentar justificativa por três eleições consecutivas, considerando cada turno uma eleição, terá o título cancelado e fica impedido de tirar alguns documentos, como passaporte, de se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, além de tomar posse em caso de aprovação, renovar matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo.

Com informações do TRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário