Segundo turno chegou


SEGUNDO TURNO
Eleitores de 50 cidades brasileiras voltam às urnas neste domingo para o segundo turno das Eleições. Mais de 31 milhões de pessoas devem comparecer aos locais de votação. Das 50 cidades, 17 são capitais. São Paulo é o estado com o maior número de municípios que terão eleição neste segundo turno. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com sete localidades, e em terceiro o Paraná, onde todos os cinco municípios com mais de 200 mil eleitores terão segunda votação. De todas as capitais, Salvador é a que teve o resultado mais apertado. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado no primeiro turno não chegou a 1%.
Os eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral neste domingo, podem justificar a ausência em qualquer cidade do país. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, este ano, todos os municípios terão ao menos uma mesa receptora de justificativa. O procedimento é simples: primeiro, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral. Para isso é preciso ter em mãos, o número do título de eleitor. Depois, é só entregar o formulário em qualquer um dos locais destinados ao recebimento. Além do requerimento devidamente preenchido, o eleitor terá de apresentar um documento com foto. O Requerimento de justificativa pode ser obtido gratuitamente, nos cartórios eleitorais e nas páginas do TSE e dos tribunais regionais eleitorais na internet.
As alteração nos relógios devido ao horário de verão não interfere na votação deste domingo. Isso porque de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a urna eletrônica foi programada para iniciar e encerrar a votação conforme o horário de cada localidade. A diferença só deve ocorrer no começo da apuração dos resultados, já que, nas cidades sem horário de verão, onde moradores não adiantaram os relógios, as urnas serão fechadas uma hora depois. Em alguns municípios, a diferença chegará a duas horas, caso de Porto Velho, Rio Branco e Manaus, que estão em um fuso horário diferente do de Brasília e não têm horário de verão.
No Rio de Janeiro, a segurança será reforçadas nos sete municípios que vão conhecer os novos prefeitos neste domingo. Também vale para o segundo turno a norma que proíbe o uso de celulares e aparelhos eletrônicos nas cabines no momento da votação.
Acompanhe o resultado do segundo turno das eleições com a Rádio Globo! A partir das 17h, toda a programação estará voltada para boca-de-urna e apuração em todo o país. Fique ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário