Um país tropical em duetos

Tadzio França - repórter
Há muita bossa no samba, e muito samba na bossa. Nos anos 60, quando a música brasileira vivia uma das suas fases mais ricas, um misto de sofisticação, criatividade e balanço dava o tom nas paradas de sucesso. O produtor musical e empresário natalense João Santana alinhou dois ícones do período e grandes vozes de gerações diversas em um único projeto: "Pery Ribeiro abraça Simonal com os amigos" é o nome do álbum que será lançado em novembro, pela gravadora paulista Atração, e que reúne diversos artistas da MPB para cantar a obra de Wilson Simonal, em dueto com Pery Ribeiro. Um cruzamento de vozes e talentos. 

DivulgaçãoProjeto do produtor João Santana, em parceria com gravadora Atração, Pery Ribeiro abraça Simonal com Amigos é finalizado após a morte do filho de Dalva e Herivelto.Projeto do produtor João Santana, em parceria com gravadora Atração, Pery Ribeiro abraça Simonal com Amigos é finalizado após a morte do filho de Dalva e Herivelto.

O disco é, acima de tudo, uma homenagem a dois artistas que já partiram, mas cuja obra só cresce em relevância. Wilson Simonal, mestre de voz aveludada e swing incomparável, faleceu em 2000 vítima de uma disfunção hepática crônica - e com o peso de um ostracismo injusto nas costas. Já Pery Ribeiro, filho dos cantores Herivelto Martins e Dalva de Oliveira, saiu de cena em fevereiro deste ano, após um enfarte fulminante. "O Pery estava empolgadíssimo com esse projeto, chegava a sonhar todo dia com ele. Todas as pessoas que fizeram parte da gravação do disco fizeram com entusiasmo, e ficaram ainda mais tocadas com a partida do Pery antes de ver o projeto concluído", ressalta João Santana. 

DUETOS COM PERY 

O projeto vem se desenrolando desde 2009. João Santana propôs a Simoninha, cantor e compositor filho de Simonal, que fosse realizado algo em homenagem ao seu pai. Mas o "tributo" deveria ter algo diferente. "Teriam que ser releituras novas, diferenciadas, reunindo canções que foram sucesso, ao lado de outras menos conhecidas, mas que o Simonal gostava", explica. Era preciso uma voz para puxar o coro do sambalanço. Santana conta que Pery estava em Miami quando soube do projeto, e aceitou na hora fazer parte dele. O homem que gravou a primeira versão comercial de "Garota de Ipanema", em 1963, e foi um dos maiores intérpretes da bossa nova,  pôs sua elegância vocal a favor dos clássicos de Simonal. 

Foram três anos para dar forma  ao repertório do disco, com João Santana se desdobrando entre as viagens e agendas dos nomes convidados. O time que faz os duetos - via tecnologia de estúdio - com Pery é uma espécie de "hall da fama" da música brasileira. Entre eles estão Ângela Maria, Elza Soares, Caetano Veloso, Fagner, Chico César, Geraldo Azevedo, Alcione, Agnaldo Timóteo, Bebeto, Wanderlea, Leci Brandão, Netinho de Paula, Zélia Duncan, Luiz Américo, Neguinho da Beija-Flor, Toni Garrido, Carlos Dafé, Zeca do Trombone, Altair Veloso, Rosana Santos e Marina Elali. 

João Santana ressalta que os arranjos são bastante diferentes das canções originais, e diversas versões irão surpreender os ouvintes, como a "Samarina" de Agnaldo Timóteo, "Remelexo", com Caetano, "Noves fora", por Fagner, e Geraldo Azevedo com o "Samba do avião", entre outros.  As vozes forma gravadas em São Paulo, mas as bases foram feitas em Natal, pelos músicos Joca Costa, Oscar, Nazareno Vieira (falecido em 2012), e Edu Santana. "O Edu já tocou com o Simonal, aliás, aprendeu com ele. Considero especial a sua participação nesse disco", diz. O produtor conta que esteve presente em todas as gravações, e registrou a emoção dos artistas em vários momentos. "Vi gente veterana e tarimbada que tremeu na hora de cantar, que não conseguiu gravar de primeira. A obra de Simonal emociona", completa. 

Duas vozes e um impasse

"Pery Ribeiro abraça Simonal" por pouco não tem duas cantoras potiguares na seleção. Marina Elali havia feito sua gravação da música "País tropical" no início de 2011. O novo escritório representante da cantora, no entanto, exigiu um determinado percentual nas vendas do disco, algo que os outros artistas não pediram. João Santana achou por bem chamar outra cantora, e convocou Valéria Oliveira para cantar a música, quase um ano depois. Porém, Marina Elali reviu recentemente a situação e abriu mão dos direitos, continuando no projeto. "País tropical" já havia sido liberada legalmente para a voz de Marina, portanto, não poderia ser mais cantada por Valéria. 

Devido às gravações de seu tributo a Clara Nunes, Valéria concluiu que não haveria mais tempo para escolher e gravar outra música, decidindo-se a sair do disco. "Foi uma pena, mas Valéria poderá participar de outra fase do projeto, já que a gravadora encomendou outro álbum, onde teremos participações confirmadas de Erasmo Carlos, Max de Castro, Gilberto Gil, Ana Carolina e Jane Duboc, entre outros", explica. 

LANÇAMENTO NO EXTERIOR

A gravadora Atração fará o lançamento do disco numa loja da FNAC de São Paulo. Alguns artistas já tem apresentações agendadas na televisão. Será feito também distribuição dos discos no exterior. João Santana não tem show de lançamento programado em Natal - devido ao vulto dos participantes - mas acredita que o trabalho fala por si só de sua importância. "Sou o único fã que virou amigo, depois irmão e finalmente empresário do seu ídolo", brinca. Em 1993, Santana  promoveu no Papódromo o show "Os melhores amigos de Simonal", com a presença de 27 artistas. Anos depois, ele continua a celebrar a obra imortal do velho amigo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário