Vegetarianos combinam alimentos para garantir a ingestão de proteínas


O Brasil tem 15,2 milhões de vegetarianos, de acordo com pesquisa do Ibope. Gente que abriu mão de comer carne e, às vezes, até de ingerir qualquer derivado de origem animal, como leite e ovos.

Ser um vegetariano saudável é possível, desde que a pessoa compense com outros alimentos que têm os mesmos nutrientes da carne, como alguns vegetais e uma dobradinha bem conhecida dos brasileiros: arroz e feijão.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
No almoço, eles são importantes para suprir a necessidade de proteínas. O indicado são três colheres de sopa de arroz e duas de feijão, que podem ser substituídos pela combinação de qualquer outro cereal com leguminosas.

A soja é outra fonte de proteína. Ela possui ainda vitaminas do complexo B, zinco e cálcio.

Acrescente também de três a quatro castanhas por dia. Elas são ricas em proteína, selênio e zinco, mineral que deve ser reforçado na alimentação.

Outra fonte de ferro são os vegetais verdes escuros. Para garantir uma melhor absorção deles, é recomendável que sejam combinados com um alimento rico em vitamina C, como a laranja.

Já a vitamina B12 só está presente em alimentos de origem animal. Por isso, para a maioria dos vegetarianos, o indicado é tomar suplementos.

Receita de bacalhoada sem bacalhau:

Ingredientes

- 2 vidros de palmitos de pupunha
- 6 batatas grandes
- 4 cebolas grandes
- 2 xícaras de azeite de oliva extra virgem
- 1 folha de nori (alga para sushi)
- azeitonas pretas (opcional)
- ovos cozidos cortados em rodelas (opcional)
- sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo
Pegue um refratário grande e coloque o azeite. Corte as cebolas e batatas em fatias finas e coloque nessa piscina de azeite. Corte os palmitos à julienne (na diagonal) fazendo com que pareçam lascas de bacalhau. Adicione também as azeitonas. Pique a folha de alga, hidrate com meia xícara de água e acrescente ao prato. Acrescente o sal, pimenta e noz moscada a gosto. Misture tudo muito bem, de preferência com as mãos. Regue com o azeite. Leve ao forno por aproximadamente uma hora. Estará pronto quando a batata estiver cozida. Ao servir, decore com as fatias de ovos cozidos.
Dica
Sirva com arroz branco. Se for servir outro prato, opte por uma torta seca, sem molho. A receita é para seis pessoas.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário