Brasil tem a primeira cerveja de cana-de-açúcar do mundo


A primeira cerveja de cana-de-açúcar do mundo será lançada em dezembro com o nome de Saison de Caipira. A novidade é uma criação da premiada cervejaria Wäls, de Belo Horizonte/MG, em parceria com o mestre cervejeiro norte-americano da The Brooklyn Brewery e editor do The Oxford Companion to Beer, Garrett Oliver, que esteve no Brasil em novembro deste ano para acompanhar o desenvolvimento do produto.

A cervejaria mineira, que nasceu em 1999 e está localizada na região turística da Pampulha, produz cervejas especiais inspirada nas tradicionais escolas cervejeiras belgas e tchecas. Além de utilizar barris de carvalho francês para maturação de alguns de seus rótulos a empresa é conhecida pelas cervejas que usam ingredientes e métodos originais, como cacau e leveduras de champanhe. A empresa também se orgulha de promover uma produção ecologicamente responsável, tratando todos os resíduos industriais, realizando coleta seletiva e fornecendo o subproduto da cerveja (bagaço do malte de cevada) para alimentação de gado leiteiro.

Segundo um dos sócios da empresa, José Carneiro, a intenção com este lançamento é fazer uma cerveja que transmita a ligação do povo brasileiro com a cana-de-açúcar, que normalmente é associada apenas para a produção da cachaça. "A Saison de Caipira introduz mundialmente o conceito de Terroir Mineiro. Desde o nome à escolha do ingrediente (cana-de-açúcar) buscamos um conceito diferenciado na produção de cervejas com características regionais".

Proveniente de uma parceria com a Vale Verde, uma das mais premiadas produtoras de aguardente artesanais do país, o caldo da cana com 23,6 BRIX (índice utilizado na indústria para aferir a qualidade referente à doçura do produto) se juntará a maltes especiais, lúpulos nobres e levedura tipicamente belga para criar a cerveja de inspiração Saison, um tipo de cerveja de estilo Pale-Ale produzido sazonalmente em regiões do interior da Bélgica.

Este tipo de cerveja é caracterizado por seus aromas frutados, alta carbonatação, acidez leve e teor alcoólico entre 6% a 8%. O investimento da empresa para este lançamento foi de 80 mil reais e o lote inicial previsto é de dois mil litros que será comercializado em garrafas de 375 mililitros.

A novidade será lançada primeiramente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Goiás (apenas na cidade de Goiânia) em supermercadospremium e bares especializados e o preço será em torno de R$ 15. A empresa também pretende exportar o rótulo para os Estados Unidos.

Com informações do Portal Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário