Operários da Arena das Dunas paralisam atividades

Alex Costa - repórter
imagem_principal 
Totalmente parados, trabalhadores do Consórcio Arena das Dunas cruzaram os braços reivindicando o reajuste salarial e uma celeridade na negociação do dissídio coletivo, previsto para ocorrer ainda este mês. No local, os trabalhadores estão sentados à sombra do refeitório e aguardam uma solução positiva e favorável para a categoria. Enquanto os empresários oferecem 3,5% sobre o piso, de R$ 810, os trabalhadores querem 25% de reajuste e cogitam greve no setor caso não sejam atendidos pelos empresários. 
#ALBUM-3914#
"As promessas para a resolução dessas questões e da liberação do dissídio coletivo era para o dia 1º de novembro. Nada foi feito. Então disseram que seria hoje, dia 7 de novembro. Viemos trabalhar e não tivemos nenhuma resposta com relação ao processo de negociação. É por isso que estamos parados e não voltaremos até termos uma explicação plausível", colocou o membro da CIPA dos trabalhadores da Arena das Dunas, Benjamim Serafim.

Em conversa com o gerente de marketing da Arena das Dunas, Arthur Couto, a TRIBUNA DO NORTE apurou que a paralisação dos colaboradores tomou a empresa de surpresa. "Estamos em negociação desde o início do mês para dar um retorno aos trabalhadores. O Sindicato dos Trabalhadores em Construção, o Sintracon, está resolvendo essas questões hoje mesmo num hotel da cidade. Não sabemos o que motivou a paralisação", colocou o gerente de marketing da empresa.

Segundo Couto, a busca entre ambas as partes é por um consenso.  Ainda não há informação se a paralisação é de advertência ou se será prolongada. "Estamos com 42% do andamento das obras concluído. Essa paralisação não interfere na evolução da construção da Arena, até porque o previsto no cronograma da FIFA seria 36%", explicou.

Por telefone, Francisco de Assis Pacheco, presidente do Sintracon, afirmou que estava no hotel juntamente com membros do Sindicato das Indústrias da Contrução Civil (Sinicon-RN), dando continuidade ao processo de negociação. "O nosso sindicato não tem nada a ver com essa paralisação. A negociação sempre continuou. Eles pararam por própria conta e risco, até porque a entidade laboral não tem motivos para iniciar uma paralisação, tendo em vista que há interesse entre as partes para resolver os questionamentos", esclareceu.

Segundo Assis Pacheco, o encerramento das negociações é esperado para ocorrer ainda hoje, solucionando o data-base de novembro e discutindo a proposta de aumento salarial.

Memória

Essa é a terceira vez que os operários da Arena das Dunas paralisam as atividades.  A última grande paralisação na construção civil em Natal ocorreu em abril, quando os empregados que trabalhavam nas obras do estádio Arena das Dunas cruzaram os braços durante dez dias,  após a demissão de 12 funcionários que trabalhavam na construção da Arena. Naquela ocasião, os trabalhadores protestaram na BR-101 e fecharam parte do trânsito.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário