Atirador mata 27 em escola dos EUA


Newtown (AE) - Um atirador de 20 anos, Adam Lanza, invadiu uma escola primária na manhã de ontem, na pequena cidade de Newtown, no Estado de Connecticut (região da Nova Inglaterra), e matou pelo menos 27 pessoas, das quais 18 eram crianças pequenas. Foi a pior matança ocorrida em uma escola nos Estados Unidos, superando em número de vítimas a chacina de Columbine, que aconteceu em 1999. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que as matanças estão se repetindo nas escolas norte-americanas e que são necessárias ações para evitar que massacres ocorram no futuro. A polícia de Connecticut, inicialmente, informou que o nome do atirador era Ryan Lanza. Mas Ryan, de 24 anos, é o irmão do suposto atirador, agora identificado como Adam. Ryan Lanza está sendo interrogado pela polícia.
júlio cortez/apTiroteio deixou perplexos os moradores da cidade de Newtown. Emocionado, o presidente Obama prometeu reforçar ações preventivas
Tiroteio deixou perplexos os moradores da cidade de Newtown. Emocionado, o presidente Obama prometeu reforçar ações preventivas

"Nossos corações estão despedaçados", disse Obama, visivelmente emocionado. Obama disse que as matanças estão se repetindo nas escolas norte-americanas e que são necessárias ações para evitar que massacres ocorram no futuro. "Como país, estamos vendo esses eventos trágicos se repetirem cada vez mais. Seja em uma escola primária em Newtown, em um shopping center no Oregon, em um templo no Wisconsin, ou em um cinema em Aurora - esses lugares são bairros da América, e essas crianças são nossas. Precisamos nos juntar e tomar ações significativas para evitar outras tragédias como essa", disse Obama. "Espero que Deus abençoe a memória das vítimas e, nas palavras da Escritura, cure as feridas", disse Obama. Pouco antes do discurso, Obama decretou luto nacional e ordenou que as bandeiras norte-americanas permaneçam hasteadas a meio mastro.

Um policial de Newtown disse que a mãe dos dois, Nancy Lanza, trabalhava como professora na escola. Ele também disse que a namorada de Lanza e outro amigo estão desaparecidos. Não está claro se os dois teriam alguma conexão com a matança ou se foram vítimas de Adam. Segundo um policial,  Nancy Lanza aparentemente foi morta pelo filho. Já Adam Lanza teria se suicidado.

A polícia de Connecticut disse que apenas estudantes, professores e funcionários da escola primária Sandy Hook foram chacinados, mas não quis dizer quantas pessoas, no total, foram mortas e feridas. No massacre de Columbine, em 1999, 15 pessoas foram mortas em uma escola, por dois atiradores. Na matança da universidade Virginia Tech, em 2007, foram mortas 32 pessoas.

Mas dessa vez, em Newtown, a maioria das vítimas eram crianças pequenas, com idades entre 5 e 10 anos. Pais angustiados ficaram aglomerados na frente da escola, enquanto esperavam em agonia para ter notícias sobre os filhos. Aparentemente, Lanza usou duas armas para realizar a matança: uma pistola automática e um rifle de assalto de calibre 223, uma arma de combate normalmente usada por soldados.

Robert Licata disse que seu filho de seis anos estava na sala de aula quando Adam Lanza entrou atirando e matou a professora. "Foi quando meu filho pegou as mãos de alguns coleguinhas e levou eles para fora da sala", ele disse. "Ele foi muito corajoso. Ele esperou que seus colegas saíssem", disse. Licata disse que Adam Lanza matou a professora, não disse nenhuma palavra e depois saiu da sala.

Uma fonte disse que o atirador tinha duas armas automáticas. A matança na escola elementar Sandy Hook em Newtown, pode ter sido a pior já desfechada em uma escola norte-americana. No massacre de Columbine foram mortas 15 pessoas. 

Brasileiros falam sobre a tragédia de Newtown
Brasília (BBC/ABr) - Brasileiros que vivem na região de Newtown falaram da sensação de choque, consternação e incredulidade causada pelo massacre na escola primária de Sandy Hook. Se o vilarejo de cerca de 27 mil habitantes, descrito por vizinhos como pacato, é percebido como lar de relativamente poucos imigrantes estrangeiros, Danbury, a apenas 20 quilômetros de distância, é notória pela presença de uma forte comunidade de brasileiros. "Indiretamente, a gente é afetado", disse à BBC Brasil por telefone o treinador de jiu jitsu Luigi E. Mondelli, que decidiu fechar temporariamente as portas da sua academia, em Danbury, em memória e respeito às vítimas. "As cidades são pequenas e bem ou mal, as pessoas se conhecem. Todo mundo conhece alguém ou tem parente envolvido em Newtown. Está todo mundo consternado."

Na página da academia American Top Team no Facebook, ele escreveu: "Sei que minha equipe vai entender que, em um momento como este, devemos nos unir em preces para quem direta ou indiretamente foi afetado por esse evento horrível".

O ataque aconteceu às 9h30 da manhã locais (12h30 de Brasília). A escola primária de Sandy Hook tem cerca de 600 alunos entre os cinco e dez anos de idade. É a mesma faixa de idade de um dos três filhos de Nilton Coelho, de 33 anos, proprietário do restaurante Banana Brazil, também em Danbury. Coelho contou que passou pela cidade nesta sexta-feira, a caminho do seu fornecedor.

Ele disse que foi avisado por SMS pela escola - na cidade onde a família mora, New Milford - que os alunos estavam sendo mantidos sob segurança dentro das instalações escolares. "Todo mundo aqui está pasmo porque as escolas aqui são muito seguras, muito tranquilas", disse Coelho. "Por aqui, a gente nunca tinha visto uma tragédia dessas. A gente deixa os filhos na escola pensando que eles vão ficar seguros."

Brasileiros que vivem em Newtown com quem a reportagem da BBC Brasil tentou contato estão hesitando em falar com os jornalistas. A polícia tem pedido para as testemunhas evitarem a imprensa enquanto as circunstâncias do ataque, perpetrado pelo filho de uma das professoras, são esclarecidas.

Amigos dizem que os moradores da cidade estão chocados. "Os americanos sentem muito esse tipo de coisa", diz Mondelli. Segundo testemunhas, assim que os tiros começaram a ser ouvidos na escola de Sandy Hook, os professores se apressaram em levar as crianças pra dentro das salas de aula.

Uma aluna disse a redes de TV americanas que, "quando ouvimos os tiros, nos jogamos no chão". Logo em seguida, acrescentou, "ficamos escondidos no canto da sala".

Há dez anos morando nos EUA, Mondelli observa que é difícil entender as razões por trás de episódios como esse, que se repetem com uma frequênica incômoda nos EUA. "No Brasil, a gente tem todo tipo de mazelas, mas não vê muito esse tipo de surto", diz. Já para Coelho, que vive nos EUA há 18 anos, apesar de incidentes como este, os EUA ainda são "o melhor país" para se viver. "Infelizmente, a gente se assusta", reconhece. "Mas eu ainda acredito na capacidade da polícia e da Justiça americanas."

Cronologia
Agosto de 2012 - EUA

Sete pessoas morreram em um tiroteio ocorrido no templo Sikh de Oak Creek, no Estado de Wisconsin, nos Estados Unidos. Entre os mortos estava o atirador responsável pelo ataque, o militar reformado Wade Michael Page.

Julho de 2012 - EUA

Um atirador abriu fogo durante a estreia do filme Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge, na cidade de Aurora, no Estado americano do Colorado, matando 12 pessoas e ferindo 58. A vítima mais nova do ataque tinha 3 meses de idade.

Março de 2012 - França

Uma escola judaica em Toulouse, na França, foi alvo de um atirador, que deixou três crianças e um professor mortos. Um adolescente também ficou gravemente ferido. O caso deixou o país em estado de choque, dias depois de o mesmo atirador ter realizado dois ataques com características semelhantes, quando três paraquedistas militares franceses foram mortos a tiros e um ficou ferido em Toulouse e na cidade próxima de Montauban.

Março de 2012 - Afeganistão

Dezesseis afegãos, incluindo nove crianças, foram mortos em um ataque atribuído ao sargento americano Robert Bales.

Julho de 2011 - Noruega

O atirador Anders Behring Breivik matou 77 pessoas e feriu 242, em dois ataques na Noruega. Ele fez disparos em um acampamento na ilha de Utoeya e também atacou prédios públicos com bombas no centro de Oslo. Ao confessar as mortes, ele disse que suas ações eram necessárias para interromper a "islamização" da Noruega. Em agosto passado, Breivik foi condenado a 21 anos de prisão.

Abril de 2011 - Brasil

Um ex-aluno armado invadiu uma escola municipal na zona oeste do Rio de Janeiro, matando ao menos 11 pessoas e ferindo outras 18. O atirador teria se suicidado quando a polícia chegou ao local.

Março de 2010 - China

O médico Zheng Minsheng, de 41 anos, matou a facadas oito crianças e feriu outros cinco alunos de uma escola primária. Ele foi contido por pedestres e seguranças da escola. Autoridades chinesas disseram que o autor sofria de transtornos psiquiátricos. Ele foi preso pouco depois do ataque.

Fevereiro de 2010 - EUA

Uma professora matou três colegas do corpo docente da faculdade de biologia de Huntsville, em Alabama, após saber que não seria efetivada no emprego. Ela foi presa.

Abril de 2007 - EUA

Em um dos piores ataques a tiros da história americana, o estudante Cho Ceung-hu matou 32 pessoas na Universidade de Virginia Tech e se suicidou. A polícia depois descobriu que ele havia enviado uma mensagem em vídeo para uma emissora de televisão americana em que ele tentava justificar seus atos.

Matti Juhani Saari, vestido de preto e usando óculos de esqui, entrou armado em uma escola de hotelaria em Kauhajoki e matou nove alunos e um professor. A seguir, ele atirou em si mesmo e morreu mais tarde no hospital.

Abril de 1999 - EUA
Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 17, mataram 12 estudantes e um professor em um ataque planejado meticulosamente na escola secundária de Columbine, em Denver, Colorado. O massacre comoveu o mundo e se tornou um marco na história americana. Usando máscaras e roupas negras, os dois tomaram o controle dos corredores com revólveres e bombas caseiras. Depois, se mataram.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário