Católicos celebram nascimento de Jesus na Catedral Metropolitana


Roberto Lucena
repórter

"Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é Cristo Senhor". A passagem descrita no Evangelho de Lucas narra o anúncio feito por um anjo aos pastores da cidade de Belém e foi o ponto alto da missa celebrada agora à noite, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Metropolitana), pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha. O templo ficou lotado de fiéis que participaram de um dos ritos mais tradicionais da Igreja Católica.
A aposentada Francisca dos Santos, 59 anos, chegou cedo para garantir um lugar. "Venho para essa missa há muito tempo. Desde o tempo que era celebrada à meia noite", disse. "Vim pedir a Deus paz para o mundo. Estamos vivendo um período de muita violência e drogas. É preciso rezar muito", contou.

O também aposentado Paulo Venturele, 63 anos, diferente de Francisca, participou pela primeira vez da missa na Catedral. "Eu gostei do horário que começou [21h], porque não é muito cedo, nem muito tarde. Dá tempo de participar da confraternização na casa da minha irmã", avisou. Desde 2010, a Arquidiocese de Natal não realiza a tradicional "Missa do Galo" que era celebrada à meia noite. No ano passado, a celebração passou para o horário das 21h. A mudança se deve a baixa frequência de fiéis, em virtude da falta de segurança na cidade, que dificulta a locomoção das pessoas durante a madrugada e, também, a realização de missas em horário um pouco mais cedo, na maioria das paróquias.

Logo no início da missa, uma família conduziu uma imagem do menino Jesus que foi entregue ao arcebispo Jaime. A imagem foi colocada num presépio. Em seguida, coube ao padre Elielson pronunciar o "anúncio natalino".

Em sua homilia, Dom Jaime lembrou que a bondade de Deus foi manifestada com o nascimento de Cristo. "A igreja se fortalece com a luz de Cristo que vem para salvar e romper as trevas", colocou. O religioso disse ainda que é preciso vivenciar o nascimento do menino Deus todos os dias. "Não obstante o descaso com a vida que presenciamos, é preciso dissipar as trevas da incredulidade, drogas e corrupção. Conclamo o povo de Deus para viver o Natal com alegria e louvemos o amor misericordioso de Deus".

Amanhã, ocorrerá uma celebração na Catedral Metropolitana. A missa está agendada para começar às 19h.
Fonte: TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário