Crianças vibram com a magia de 'Papai Noel'

Este ano, a campanha 'Papai Noel dos Correios' entregou, até agora, no RN, mais de 5 mil presentesBonecas, bolas, carrinhos, sonhos. Cada uma das cartinhas enviadas ao Papai Noel dos Correios traz consigo a magia da infância e o desejo da realização de um sonho. A dimensão desse sonho depende da realidade de cada criança. Viviane Bernardo dos Santos, de 12 anos, pediu um natal "mais feliz". Para uns, isso pode significar uma boneca, para ela era um trabalho para os pais. "Meus pais estão desempregados há muito tempo, então eu decidi pedir um carrinho de cachorro-quente para que meus pais pudessem trabalhar e a nossa vida melhorar", conta Viviane. Ela sabia que seria difícil ver o seu sonho realizado, mas não perdeu a esperança. "Eu sempre acreditei que ia dar certo". E deu. Na última quarta-feira ela foi com a mãe buscar o tão esperado presente.

Na carta, Viviane diz: "queria ganhar de presente um carrinho de vender cachorro-quente para que meus pais pudessem ganhar um dinheiro a mais para eles poderem comprar as coisas de casa. (…) Só assim acho que eu ia ver minha família mais feliz". A família de Viviane vive em uma casa humilde no bairro de Mãe Luíza. O pai Francisco Canindé dos Santos, 31, está desempregado; a mãe Maria das Dores da Silva, 30, também. Além de Viviane, o casal tem 4 filhos. "Meu marido tem feito bicos na pesca e eu fico em casa cuidando das crianças", explica Maria das Dores.

A mãe de Viviane conta que a família não teve condições de comemorar o natal no ano passado e isso pode ter influenciado o pedido de Viviane. "Eu estava trabalhando em uma casa e atrasaram o pagamento, eu fiquei esperando, esperando, mas nunca me pagaram. Por causa disso a gente não pode fazer a ceia, comprar os brinquedos e nem as roupas novas do natal para eles. Foi muito triste", disse. Viviane confirma. "Eu queria que o meu natal e o dela fosse mais feliz, melhor que o dos outros anos, e agora eu acredito que será", diz a menina. O presente abriu um novo horizonte na vida da família. "Eu tenho certeza que tudo vai melhorar", diz Viviane, confiante.

Minha primeira boneca

A pequena Joyce Kelly, de 5 anos de idade, também mandou uma cartinha para o Papai Noel dos Correios. O pedido pode parecer simples para muitos, mas para ela representou a realização de um sonho: uma boneca. "Era essa que eu queria. É minha primeira Barbie", disse, radiante, ao abrir o embrulho. A irmã mais velha, Jéssica Francisco da Silva, 16, disse que a menina há dias só falava na boneca. "Ela só falava nisso, que pediu a boneca e que sabia que ia ganhar. Ela estava muito ansiosa", contou.

Escolas

A estudante do quinto ano da Escola Municipal Professora Francisca Pereira da Silva, do bairro Bom Pastor, recebeu o presente das mãos do Papai Noel dos Correios na manhã de quinta-feira. Todos os alunos escreveram cartinhas, mas nem todos foram presenteados. Isabel foi uma das felizardas: ganhou uma mochila.

"Estou muito feliz, eu queria muito uma mochila nova e ganhei", falou com o presente ainda embrulhado em mãos. Questionada se não ia abrir o presente ela respondeu com um sorriso no rosto "Quero abrir em casa junto com minha mãe".

Se as bonecas reinam entre as meninas, as bolas são um dos presentes mais solicitados pelos meninos. E foi isso que Everton da Silva teixeira, de 13 anos, pediu. "É a minha primeira bola de couro. Vou fazer a festa com os meus amigos", disse.

Nem só de pedidos se faz uma cartinha. O Papai Noel dos Correios recebeu muitas cartas de agradecimentos este ano. Uma delas foi escrita pela professora Maria de Lourdes Amorim, da Escola Municipal Professora Emília Ramos. Na carta ela diz que é indescritível a alegria que ele proporciona a cada criança. "Neste momento queria fazer desta carta um filme, para te fazer vivenciar o momento em que cada criança recebe o presente que envias com tanto amor. Descrever torna-se impossível: é mágico, a alegria que transborda de cada olhinho, de cada sorriso e muitas vezes de lágrimas que teimam em rolar naqueles rostinhos já tão desacreditados. Sou convicta que a mesma alegria brota em dobro em teu coração. (...) É como uma corrente de alegria que vai contagiando a todos com o espírito natalino, de doação e amor fraterno", escreveu.

Os alunos do 1º e 2º anos da Escola Municipal Nossa Senhora das Dores produziram 5 telas com releituras das obras dos artistas plásticos Tarsila do Amaral e Ivan Lins e enviaram para os Correios como agradecimento pelos presentes recebidos pelas crianças.

Cartinha

"Meu nome é Joyce Kelly, tenho 5 anos, gosto de andar de bicicleta, moro com mamãe e papai e meus irmãos Jéssica, Jeane e Guilherme. Gostaria de ganhar uma boneca"

Papai Noel dos Correios

Realizada há mais de 20 anos, a campanha tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e,  sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos três anos, em todo o país, foram recebidos quase 4,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios.  Desse total, 2.041.014 atendiam aos critérios da campanha e 71% delas, 1.459.927 cartas, foram adotadas. 

No Rio Grande do Norte,  os números da campanha também são expressivos:  em 2011, o "Papai Noel dos Correios"  enviou 11. 387 cartas-resposta e entregou 6.587 presentes às crianças potiguares, ocupando o 2° lugar no Nordeste em número de crianças contempladas. 

Tudo isso é possível graças à solidariedade da população que procura as agências dos Correios para adotar uma ou mais cartinhas. Neste ano,  o Papai Noel dos Correios,  no RN,  recebeu em torno de 20 mil cartinhas. Destas 11.900 foram cadastradas e,  até o momento,  já está registrada a entrega de mais de 5 mil presentes. 

Apadrinhamento

O apadrinhamento de cartas é feito da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas pelos ajudantes do Papai Noel - empregados e estagiários dos Correios que, voluntariamente, contribuem com a campanha. Em seguida, são disponibilizadas para adoção nas agências da ECT (Natal e Região Metropolitana, Mossoró e Currais Novos). Algumas agências dos Correios no interior do RN também promovem iniciativas locais de apadrinhamento de cartinhas, mobilizando a população do município.

O período de "apadrinhamento" das cartas foi de 14 de novembro a 12 de dezembro, quando se encerrou também o prazo para entrega dos presentes nas agências participantes. Os Correios se responsabilizam pela remessa do presente à escola onde estuda a criança ou à sua residência. Independente da obtenção do presente solicitado, todas receberão uma carta-resposta do Papai Noel
.
Fonte: TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário