Segundo o titular da Gerência Executiva de Trânsito, Jaime Balderrama, o Plano de Mobilidade Urbana de Mossoró contempla a instalação de 17 linhas de ônibus para a cidade. "São 17 novas linhas porque umas serão encurtadas e outras terão o percurso modificado. Além disso, conta com o sistema de integração através da bilhetagem eletrônica. Dessa forma, o cidadão paga somente uma passagem independente do seu itinerário", comenta Jaime Balderrama.
O gerente também explica que ainda este ano deve sair a terceira licitação. "Da primeira para a segunda licitação nós mexemos no editar para atrair as empresas. A principal mudança foi a retirada a obrigatoriedade dos ônibus terem condicionadores de ar", explica
Para a terceira licitação, segundo o gerente de Trânsito, está sendo estudado o que se pode alterar. "O que deve ser alterado da segunda para a terceira licitação é o valor da passagem que será aumentado do valor atual de R$ 1,85", comenta Jaime Balderrama. O gerente explica que as linhas foram distribuídas em dois lotes, mesclando as muito usadas e as pouco usadas. "Isso foi feito pra ninguém reclamar. Serão vencedoras as empresas que apresentarem mais qualidade e o menor preço", afirma.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Veículos de Carga e Passageiros de Mossoró, Francisco de Assis Medeiros, a licitação não teve interessados porque as empresas não têm interesse em operar na cidade. "Quem conhece o transporte coletivo de Mossoró não tem interesse em vir para a cidade em virtude de uma série de fatores. Entre eles eu destaco a concorrência desleal entre ônibus e veículos alternativos como táxis-lotação", elenca o sindicalista.
Ainda segundo Francisco de Assis Medeiros, outro problema do sistema de transporte coletivo da cidade é que ele é sustentado pelos estudantes. "Só quem anda de ônibus é estudante, que paga metade da passagem, e as pessoas que têm gratuidade. Assim, os estudantes é que acabam pagando a conta", afirma.
Transporte coletivo de Mossoró é bastante criticado pelos usuáriosO transporte coletivo de Mossoró é bastante criticado pelos usuários. As donas de casa Ana Lúcia Moraes e Fátima Linhares moram no conjunto Liberdade I e reclamam da demora dos ônibus.
"Eu andava muito de ônibus, mas deixei de usar o transporte coletivo porque eles demoram muito a passar. Antes tinha dois ônibus que faziam a linha para o Liberdade I, mas um foi retirado. Já tive de esperar mais de duas horas para poder pegar o transporte. Por esse motivo prefiro pegar um táxi-lotação, que é bem mais rápido e ainda deixa a gente em casa", conta Fátima Linhares.
"Eu preferia andar de ônibus que é mais barato, a passagem custa R$ 1,85. Já no táxi a passagem sai por R$ 3. No entanto, infelizmente, o transporte é um caos. Além da demora, os ônibus são velhos, não há regulamentação das paradas e os motoristas são mal-educados. Por esse motivo, eu ando de táxi-lotação", diz Ana Lúcia Moraes.
Luiza Oliveira estuda na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e comenta as dificuldades enfrentadas todos os dias. "Demora muito pra passar os ônibus, a gente acaba perdendo muito tempo nas paradas. Também precisam regulamentar essa questão da dupla função dos motoristas que são cobradores ao mesmo tempo. Acho que por isso, eles vivem mal-humorados. Outra coisa é a regulamentação das paradas porque os motoristas param onde querem porque não há sinalização. Sem contar que os ônibus são muito velhos", relata a estudante.
Segundo o gerente de Trânsito, o Plano de Mobilidade Urbana de Mossoró, contempla a regulamentação das paradas. "No centro da cidade, já temos as placas e a pintura das calçadas. Vamos sinalizar as demais e estudar quais precisarão de cobertura", explica Jaime Balderrama.
"Eu andava muito de ônibus, mas deixei de usar o transporte coletivo porque eles demoram muito a passar. Antes tinha dois ônibus que faziam a linha para o Liberdade I, mas um foi retirado. Já tive de esperar mais de duas horas para poder pegar o transporte. Por esse motivo prefiro pegar um táxi-lotação, que é bem mais rápido e ainda deixa a gente em casa", conta Fátima Linhares.
"Eu preferia andar de ônibus que é mais barato, a passagem custa R$ 1,85. Já no táxi a passagem sai por R$ 3. No entanto, infelizmente, o transporte é um caos. Além da demora, os ônibus são velhos, não há regulamentação das paradas e os motoristas são mal-educados. Por esse motivo, eu ando de táxi-lotação", diz Ana Lúcia Moraes.
Luiza Oliveira estuda na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e comenta as dificuldades enfrentadas todos os dias. "Demora muito pra passar os ônibus, a gente acaba perdendo muito tempo nas paradas. Também precisam regulamentar essa questão da dupla função dos motoristas que são cobradores ao mesmo tempo. Acho que por isso, eles vivem mal-humorados. Outra coisa é a regulamentação das paradas porque os motoristas param onde querem porque não há sinalização. Sem contar que os ônibus são muito velhos", relata a estudante.
Segundo o gerente de Trânsito, o Plano de Mobilidade Urbana de Mossoró, contempla a regulamentação das paradas. "No centro da cidade, já temos as placas e a pintura das calçadas. Vamos sinalizar as demais e estudar quais precisarão de cobertura", explica Jaime Balderrama.
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