Após meses de preparação, Natal realizou ontem a abertura da 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, maior torneio estudantil das Américas. A solenidade foi realizada, no ginásio do Campus da UFRN, e contou com as presenças do secretário Nacional de Esporte, Afonso Barbosa, da governadora Rosalba Ciarlini, do secretário de Estado do Lazer e do Esporte, Joacy Bastos, de autoridades e ministros de Esportes dos 11 países integrantes da disputa. A abertura foi idealizada e organizada pelo artista potiguar Isaque Galvão.O evento é uma realização do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Ministério do Esporte, do Conselho Sul Americano do Esporte (Consude), Confederação Brasileira do Desporto Escolar e Governo da Paraíba.
Durante uma semana, 2.500 atletas masculino/feminino, de 12 a 14 anos, se dividirão nas modalidades de basquetebol, voleibol, handebol, futebol de salão e nas individuais de atletismo, natação, judô, xadrez e tênis de mesa. Além do Brasil, estarão presentes atletas da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname, Colômbia e Peru. A estimativa é que no período o Rio Grande do Norte tenha um ganho no turismo de aproximadamente R$ 8 milhões.
Para atender ao grande número de visitantes e esportistas em Natal, 55 ônibus foram disponibilizados pelo Governo do Estado para permitir o deslocamento das delegações dos hotéis até os locais de jogos. Além disso, por dia, serão servidas 5 mil refeições aos atletas e corpo técnico.
Os jogos tem entrada gratuita e estão sendo disputados nos ginásios dos colégios Marista, Maria Auxiliadora, Colégio das Neves, Escola Doméstica, Henrique Castriciano, Campus Universitário, AABB, SESI e Contemporâneo. Apenas a modalidade de atletismo será realizada em João Pessoa (PB), que possui pista de padrões internacionais.
da TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário