Italiano tem duelo de opostos e rivalidade revitalizada em Turim


Uma rua, uma praça e uma rivalidade revitalizada no Campeonato Italiano.
Jogadores da Juventus abraçam Marchisio após o time marcar contra a Inter de Milão
Juventus e Torino são rivais distantes em estrutura, títulos e número de torcedores. Ainda assim protagonizam o clássico mais antigo do país.

Neste sábado, depois de três anos, eles voltam a duelar na divisão principal. O jogo será na Arena Juventus, às 17h45 (de Brasília), pela 15ª rodada.
A Juventus vem de dois jogos sem vitórias --empate em casa e derrota fora--, mas se manteve líder com 32 pontos. O Torino tem 15 e está perto da zona de rebaixamento.
"É um dérbi esperado há muito tempo pelos torcedores, pelos jogadores e por toda a cidade. É bom reviver um jogo tão importante", disse o volante Marchisio, da Juventus.Apesar da data estar próxima de compromisso importante pela Copa dos Campeões, o técnico da Juventus assegurou que escalará força máxima. Isso porque, embora adormecida, a rivalidade ganhou "reforço" nas últimas semanas.
Uma das principais vias de acesso ao estádio da Juventus teve seu nome alterado. Antes, homenageava o histórico time do Torino, morto em um acidente aéreo em 1949. Agora remete a Gaetano Scirea, campeão de tudo pelo time alvinegro nos anos 1970 e 1980.
O ato foi criticado por torcedores do Torino, mas a prefeitura local tratou de compensar. Na quinta-feira inaugurou em frente ao estádio Olímpico (local onde o time grená joga) a Praça Grande Torino, devolvendo à cidade uma referência ao famoso esquadrão.
A medida alimentou mais a rivalidade. Os ingressos para a partida foram esgotados no início da semana. Serão 37 mil juventinos e quase dois mil torinistas.
HISTÓRIA
Juventus e Torino duelaram pela primeira vez em 1907. Dos clássicos atuais na Itália, além de ser o mais antigo, é um dos únicos que opõe forças díspares.
A Juventus é o clube mais laureado da Itália, com 28 títulos reconhecidos. O Torino não ergue a taça há 36 anos e nas últimas duas décadas jogou dez vezes a segunda divisão.
Em termos de estrutura, a Juventus inaugurou seu estádio em setembro de 2011. A arena mais moderna da Itália nasceu no local do antigo Delle Alpi, que era público.
Já o Torino joga desde setembro de 2006 no Olímpico, também público, e batalha há 15 anos para reconstruir seu antigo estádio.
Filippo Monteforte - 31.out.12/AFP
O zagueiro Glik (primeiro da fila) comemora gol do Torino contra a Lazio
O zagueiro Glik (primeiro da fila) comemora gol do Torino contra a Lazio
Um outro aspecto pesa no clássico de Turim. A última vez que a Juventus perdeu para o rival foi há 17 anos pela Série A de 1994/95 (acumula oito vitórias e quatro empates).
O cenário dos últimos 20 anos não reflete a história do dérbi. Durante a fase amadora do futebol italiano, ou seja, antes de 1929, o Torino tinha ampla vantagem no confronto.
Nos anos 1970, uma brincadeira comum na cidade é que a Juventus faturava os títulos (foram cinco Italianos) e a equipe grená, os clássicos (só quatro derrotas).
A partir dos anos 1990 o clássico foi dominado pela Juventus. Em 21 jogos, a equipe alvinegra perdeu só quatro vezes e saiu vitoriosa em 12 ocasiões.
NA TV
17h45 - Juventus x Torino
Fox Sports

Nenhum comentário:

Postar um comentário