PM avalia terceiro dia de Carnatal como tranquilo


O sábado de Carnatal é tido sempre como um dos mais movimentados e é o dia em que se registram mais ocorrências policiais e de saúde. Este ano não está sendo diferente. De acordo com o major Júlio Vilela, comandante de operações da Polícia Militar, até as 10h da noite nenhuma ocorrência grave havia sido registrada, com exceção de alguns furtos e perdas de documentos.
No momento em que a reportagem da TRIBUNA DO NORTE se encontrava na base da Polícia Militar, localizada na Escola Estadual Rêgulo Tinoco, na esquina da Prudente de Morais, dois indivíduos foram trazidos ao comando policial. Um em virtude de estar com posse de um papelote de cocaína e uma determinada quantia em dinheiro trocado e outro por possuir várias carteiras roubadas em sua posse.

Os dois devem ser encaminhados para a delegacia de Plantão Zona Sul após o evento, de onde devem responder a um Termo Circunstancial de Ocorrência. "Para um sábado de Carnatal, até agora está tranquilo. Mas sempre se esperam mais ocorrências do que em qualquer outro dia", afirmou o major Vilela.

No primeiro dia de ronda policial durante o Carnatal, foram registradas 15 ocorrências durante todo o evento. Na sexta-feira, 24 ocorrências foram registradas. A expectativa é que sejam registradas cerca de 40 no dia de hoje, se seguir a tendência atual.
As ocorrências são, normalmente, roubos, furtos, consumo de entorpecentes e, em sua maioria, brigas ou desordem em área pública. Um gabinete de achados e perdidos tem recebido vários documentos achados em meio ao lixo da avenida. A Polícia Militar aconselha os foliões a não levarem carteiras nos bolsos para o meio do corredor da folia. "A chance de ter os seus pertences subtraídos é elevada", finalizou o comandante de operações da PM.

Saúde

Num dos dois postos de saúde instalados no Carnatal, o registro de pessoas que chegavam pedindo auxílio médico começou a crescer. Na quinta-feira (7), 14 casos de ingestão alcoolica exagerada foram atendidos na base norte.

Na sexta-feira (8), foram 40 ocorrências, das quais 5% foram encaminhadas ao Pronto-socorro Clóvis Sarinho para atendimento especializado. Hoje, o posto médico já atendeu a 15 procedimentos, número que deve aumentar no decorrer do evento, podendo alcançar mais de 60 atendimentos.

De acordo com Ivan Cardoso, médico intensivista de plantão, os postos médicos têm capacidade para atender pacientes desidratados, com perda de consciência ou mesmo que necessitem de pequenas cirurgias. "Nosso trabalho serve para evitar a sobrecarga nos hospitais públicos, atendendo aos foliões e deixando as unidades públicas de atendimento para quem não está participando desse evento", colocou.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário