Sobe para nove o número de mortos em desabamento de túnel no Japão

Subiu para nove o número de mortos após o desabamento na manhã de domingo (2) de um túnel localizado a 80 km ao oeste de Tóquio, informou nesta segunda-feira a polícia local.
Durante os trabalhos de resgate no túnel de Sasago, de 4,7 km de extensão, as equipes encontraram os corpos de três homens e duas mulheres em uma caminhonete, todos eles de menos de 30 anos.
Outra mulher de 28 anos que viajava nesse mesmo veículo conseguiu escapar depois do fato com ferimentos moderados e foi quem avisou as autoridades que estava com outros cinco companheiros, antes de ser levada para um hospital da região.
Além disso, o acidente tirou a vida do motorista de um caminhão, Tatsuya Nakagawa, de 50 anos, que conseguiu fazer um telefonema de socorro de dentro de seu veículo antes que as equipes de resgate conseguissem chegar até ele horas depois, quando já tinha morrido.
Também foram encontrados os corpos de outras três pessoas, de entre 60 e 70 anos, no interior de um terceiro carro preso, segundo a televisão pública NHK.
O acidente aconteceu no começo de domingo, quando no interior do túnel estavam cerca de 30 veículos.
Por causas que ainda são desconhecidas, as placas de cimento do teto do túnel, cada uma de cinco metros de largura, 1,2 metro de comprimento e uma largura de oito centímetros, desabaram em um trecho de cerca de 110 metros, segundo a operadora da rodovia, a Central Nippon Expressway.
O fato aconteceu a 1,7 km da saída mais próxima e provocou um incêndio, o que fez com que, no meio do caos, vários motoristas abandonassem seus veículos e caminhassem mais de uma hora até a outra saída.
A empresa operadora informou que na última revisão do túnel, feita em setembro, não tinha sido detectado nenhuma anomalia, apesar do que as autoridades abriram uma investigação por possível negligência.
Segundo a agência Kyodo, trabalha-se com a possibilidade de que uma das barras de metal que fixavam os painéis ao teto do túnel se afrouxou e provocou uma reação em cadeia.
O túnel de Sasago fica na estrada de Chuo, a principal via que liga por estrada Tóquio com o centro e o oeste do país, e estava aberto desde 1977.
O acidente deste domingo foi o pior deste tipo no Japão em mais de 15 anos, depois que em 1996 o afundamento de um túnel em Hokkaido (norte) matou 20 pessoas.


DA EFE



Nuvem de fumaça se ergue depois de desmoronamento de túnel em rodovia que leva a Tóquio

Nenhum comentário:

Postar um comentário