Cuidando de Você, dicas de Saúde com Plantas Medicinais


Alho
ALHO
ResumoAlho, planta medicinal utilizada contra ateriosclerose e contra a hipertensão, em geral apresentada em forma de cápsulas ou comprimidos.
Nomes
Nome em português: alho
Nome latim: Allium sativum L. 
Nom inglês: allium, garlic
Nome francês: ail
Nome alemão: Knoblauch
Nome italiano: aglio

Família
Liliaceae

Constituintes 
Óleos voláteis sulfurados (alliine), enxofre, selênio
Partes utilizadas 
Bolbo ou cascas

Propriedades do alho
Antibacteriano, antibiótico, antimicótico, hipolipemiante (baixa a taxa do mau colesterol: o LDL e aumenta o bom: o HDL)hipotensor (dilatação dos vasos), inibidor da agregação plaquetária, expectorante.

Indicações 
Para uso interno (comprimido, cápsula, xarope,...)
Hipertensão, colesterol, problemas gastrointestinais, picadas de insetos  (na prevenção graças ao efeito repulsiva do alho), bronquitedores de gargantacálculos urinários (em condimento).
Atenção ! A hipertensão e os problemas de colesterol são doenças graves, o alho pode ser uma medida complementar, mas não é um tratamento primário, portanto peça conselhos a um médico. 

Para uso externo (gargarejo,...)
alho hipertensaoEfeitos secundários
Mau-hálito, em alta dosagem, possíveis efeitos gastrointestinais.

Contra-indicação
Desconhecemos

Interações

Possível interação com a warfarina (molécula anti-coagulante). Apesar de não termos conhecimento de nenhum caso, o alho pode aumentar o efeito da warfarina e levar a eventuais sangramentos. Interação possível com determinados medicamentos contra diabetes (risco de desenvolver uma hipoglicemia).
Preparações à base de alho
- Comprimido de alho (contra a hipertensão e o colesterol)

- Cápsula de alho (em forma de óleo de alho) ou cápsula de alho (contra a hipertensão e o colesterol)
- Xarope de alho (contra a tosse)
- Casca de alho (contra as dores de garganta)
Onde cresce o alho? 
O alho cresce em diversos lugares do mundo (Europa, América, Ásia,...).

Quando o alho floresce? 
O alho floresce no mês de junho.

Observações 
Um efeito desagradável do alho pode ser o surgimento de um mau odor, esse odor pode sair às vezes pela transpiração, pelo nariz ou pela boca. Infelizmente os medicamentos que dizem que não possuem efeitos de odor não são eficientes. Sendo assim, é a molécula responsável pela eficiência que provoca o odor típico do alho. O alho é uma planta muito estudada, segundo a maioria dos estudos clínicos (alguns são mais críticos), o alho teria uma real eficiência contra determinadas doenças cardiovasculares e seria também preventivo contra a hipertensão e os problemas de colesterol.
Alho, bom para (quase) tudo
Antisséptico, antiinflamatório,  anti-colesterol, antioxidante, antialérgico e até mesmo...afrodisíaco (mas tome cuidado com o seu efeito "mata-amor" no hálito). Seria o alho um remédio milagroso? Ele surgiu há mais de 5000 anos nos estepes da Ásia Central e era utilizado como antiveneno na Roma Antiga. Desde então, o seu sucesso nunca foi desmentido.
Graças aos seus ácidos fenóis, o alho age como um antisséptico poderoso do sistema digestivo e do aparelho respiratório. Seu efeito fluidificante sobre o sangue, sua capacidade de dissolver os pequenos coágulos freariam a evolução da aterosclerose. Po outro lado, os seus princípios ativos enxofrados  dilatariam as artéreas coronárias, contribuindo na prevenção da angina do peito. Se consumido regularmente, ele ajudaria a prevenir o câncer do estômago e seria eficaz contra os vermes intestinais. E naturalmente, é útil dizer que ele também afugenta os vampiros!
No entanto, tome cuidado com o seu excesso, pois se consumido em grandes quantidades, o alho pode desencadear queimaduras gástricas. E mesmo em aplicações locais, o "remédio" não é anódino e pode provocar necroses localizadas da pele...
Fonte www.criasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário