Governo da Venezuela divulga imagens de Chávez

Caracas (AE) - O governo da Venezuela divulgou ontem as primeiras imagens do presidente Hugo Chávez em mais de dois meses. O líder venezuelano não apareceu em público ou foi ouvido desde que se submeteu à quarta cirurgia para a retirada de um câncer em Cuba no começo de dezembro. Nas fotos divulgadas ontem, ele aparece ao lado de suas filhas em um hospital em Havana. Junto com as imagens de um Chávez com o rosto inchado veio a explicação do governo de porque ninguém soube do presidente durante este longo período: ele respira por meio de aparelhos que o impedem de falar.
DivulgaçãoHugo Chávez está hospitalizado em Havana e aparece nas imagens divulgadas com o rosto inchadoHugo Chávez está hospitalizado em Havana e aparece nas imagens divulgadas com o rosto inchado

O governo descreveu a condição de Chávez como "delicada" e disse que ele continua a ser submetido a um "tratamento vigoroso para sua indisposição principal". As imagens e novos detalhes preencheram o vazio de informação sobre as condições de Chávez que espalharam desmedidas especulações na Venezuela. Durante tratamentos anteriores em Havana, Chávez apareceu na TV venezuelana ou em fotos.

As quatro fotos mostram Chávez reclinado em uma cama sorrindo com suas filhas Rosa Virginia e María Gabriela próximas a ele. Três das imagens mostram Chávez lendo a edição de quinta-feira do jornal cubano Granma. O genro de Chávez e ministro da Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, mostrou as fotos na televisão estatal da Venezuela.

O ministro de Comunicação, Ernesto Villegas, afirmou que o tubo na traqueia dificulta a fala para Chávez. "Após dois meses de um pós operatório complicado, o paciente continua consciente, com suas funções intelectuais intactas, em comunicação próxima com seu time de governo", afirmou Villegas no canal de TV venezuelano.

Villegas reiterou que Chávez superou a infecção respiratória que surgiu após a cirurgia, "embora um certo grau de insuficiência respiratória persista". "Dadas as circunstâncias, que estão sendo devidamente tratadas, o comandante Chávez respira atualmente por meio de uma cânula na traqueia, o que temporariamente o impede de falar", explicou Villegas.

O ministro também contou que os médicos de Chávez estão "aplicando tratamento vigoroso para sua doença principal", uma aparente referência ao câncer. Villegas disse que o tratamento "não está livre de complicações".

Ao avaliar as informações do governo e as fotos, o médico e diretor da Liga Colombiana contra o Câncer em Bogotá, Carlos Castro, afirmou que a indicação é de que Chávez está respirando com a ajuda de aparelhos por um longo tempo desde a cirurgia e que "após alguns dias é obrigatório fazer uma traqueostomia para que o paciente possa respirar."

Castro, que não está envolvido no tratamento do presidente, disse que a traqueostomia de Chávez não é visível nas fotos porque aparentemente ela está coberta por sua roupas. O médico explicou que um paciente precisa deste procedimento quando usa aparelhos para respirar por um longo tempo, "o uso do tubo irrita a traqueia e a traqueostomia ajuda o paciente a continuar respirando sem problemas e preserva a sua traqueia."

O médico também disse que é normal o paciente ficar com o rosto inchado após ter ficado em um ventilador por longo tempo, embora ele também tenha especulado que o inchaço possa ser resultado das medicações que Chávez está tomando. "Eles não disseram nada sobre sua doença principal, não tocaram no assunto. Então o fundamental continua sem resposta. O que aconteceu com o câncer?" As informações são da Dow Jones e da Associated Press. 
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário