Prefeitura do Natal prepara volta das Estações de Transferências


Estações de Transferências foram criadas na antiga gestão de Carlos Eduardo e retiradas na administração Micarla de Sousa. Foto: José Aldenir
Nos próximos meses a população usuária de transportes urbanos poderá voltar a ver funcionando as antigas Estações de Transferências, construídas na primeira gestão do atual prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) e desabilitadas na administração de Micarla de Sousa (sem partido). A possível volta do sistema foi evidenciada com a portaria nº 008/2013 publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no último dia 7 de fevereiro.
A publicação resolve instituir, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, um grupo de trabalho voltado para elaboração de estudos e projetos que visam a “implantação de Estações de Transferências para integração de linhas de transporte no âmbito do município de Natal”. Sem receber qualquer espécie de remuneração, as pessoas designadas para o grupo de trabalho deverão apresentar periodicamente o resultado dos estudos até a conclusão do projeto.
Atualmente os usuários são servidos do Passe Livre, uma medida criada pela Prefeitura Municipal de Natal, durante gestão da ex-prefeita Micarla, para que o usuário de transporte público coletivo possa fazer uma viagem, para qualquer ponto da cidade, pagando somente uma passagem no período de uma hora, mesmo que para isso seja necessária a troca do ônibus.
De acordo com a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, a publicação da portaria “não implica diretamente na volta do funcionamento das Estações”. “Por uma reivindicação da comunidade, que vem solicitando a volta das Estações, o Prefeito pediu que esse grupo de trabalho elaborasse uns estudos para ter o diagnóstico da atuação das linhas de ônibus e analisar a possibilidade de voltar ao sistema. Parte da demanda que utiliza transportes públicos está deixando de ser atendida com o Passe Livre, mas ainda estamos em período de estudo”, afirmou a titular da Semob.
Através da assessoria de comunicação, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) afirmou que está de acordo com qualquer modificação que venha ocorrer por parte do poder publico. Ainda segundo o Seturn, há 24 meses não existe reajuste nas tarifas de ônibus e é necessário um real equilíbrio no sistema de transporte.
A população ainda se divide quanto à possível mudança. O estudante Sanderson Molick, 23 anos, acredita que a volta das estações de transferência será pior para a população. “As estações ficavam lotadas. Muita gente, muito calor e muita agonia. Acho que esse sistema atual está conseguindo atingir o esperado. Vai ser pior voltar àquela situação”, disse.
O jovem Jeverton Laureano, 19, já possui uma visão diferente de Sanderson e acredita que, mesmo em péssimas condições, as estações ainda eram melhores. “O Passe Livre já dá uma hora de tolerância e muitas vezes quem precisa pegar outra linha de ônibus acaba sem conseguir. Pelo menos com as Estações de Transferência não havia preocupação com o horário”, afirmou.
http://jornaldehoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário