Vereadores dizem que não haverá radicalismo, mas Carlos Eduardo tem que construir diálogo


Os vereadores Júlio Protásio (PSB), Dickson Júnior (PSDB) e Maurício Gurgel (PHS), mostram-se dispostos a contribuir com a administração do prefeito Carlos Eduardo (PDT), segundo eles, objetivando ajudar o Chefe do Executivo Municipal a tirar a cidade da situação de dificuldade em que se encontra, entretanto, são unânimes em afirmar que é preciso uma convivência harmoniosa entre os Poderes Executivo e Legislativo e que seja iniciado um diálogo franco e construtivo.
“O prefeito deve construir imediatamente um diálogo e fazer uma bancada de apoio ao seu governo na Câmara Municipal de Natal. Tenho conhecimento que não haverá radicalismo por parte dos vereadores. O que vejo é a disposição de ajudar o executivo a sair desse sufoco”, disse Júlio Protásio.
Quem também se pronunciou favorável a um diálogo com Carlos Eduardo em benefício de Natal foi o vereador Dickson Júnior, a exemplo de Maurício Gurgel. Os dois consideram importante uma união de esforços nesse início de uma administração que se prenuncia de muitas dificuldades e problemas de todo ordem.
“Votei em Carlos Eduardo e espero termos uma boa conviência. Espero que ele dialogue com os vereadores e que não aconteçam confrontos”, disse ele.
PRIMEIRA SECRETARIA
Confronto mesmo poderá acontecer na disputa pela Primeira Secretaria caso os vereadores pretendentes, Luiz Almir (PV) e Dickson Júnior (PSDB) não cheguem a um consenso. O cargo está vago desde que o vereador Franklin Capistrano, do PSB, renunciou ao cargo alegando problemas de ordem pessoal.
A Primeira Secretaria é historicamente um cargo cobiçado por reunir poderes abaixo apenas do presidente da Casa. É o Primeiro Secretário que cuida de toda a estrutura administrativa e organizacional do Poder Legislativo.
O vereador Júlio Protásio está trabalhando no sentido de que não haja confronto, a exemplo do que deverá ocorrer com relação as Comissões Temáticas da Casa, segundo Júlio Protásio, uma recomendação do presidente Albert Dickson.

Vereador destaca renovação na Câmara Municipal de Natal
“Houve uma mudança significativa com a chegada de novos representantes na Câmara Municipal de Natal representando vários partidos políticos de diferentes matizes ideológicos, e isso é bom para a cidade porque os diversos segmentos estão representados e fortalecendo a representatividade na Casa Legislativa”. A declaração é do vereador Júlio Protásio, do PSB, que é um dos mais assíduos e atuantes parlamentares da Câmara Municipal de Natal.
Júlio Protásio, lembra entretanto, que é importante a pluralidade de partidos e consequentemente de ideias, mas alerta que é preciso cuidado por parte da Mesa Diretora para que não haja confronto e que se estabeleça a convivência pacífica dos contrários, que segundo o vereador é a essência da democracia.
O vereador Dickson Júnior, do PSDB, acredita que a atual legislatura foi marcada pelo renovação e que os novos vereadores estão imbuídos no propósito de mostrar serviço baseados nas reivindicações do eleitorado.
O vereador Maurício Gurgel, do PHS, é outro que se mostra otimista com relação à nova legislatura. Ele próprio diz que tem alguns projetos prontos para ser apresentados logo no início dos trabalhos, entre eles, o que obriga as boates a disponibilizarem ambulâncias com UTI Móvel para atender casos de urgência como o que aconteceu recentemente na boate Kiss em São Paulo.
Jacó Jácome, vereador do PMN eleito para exercer seu primeiro mandato destaca que a atual legislatura “é eclética e plural” e que todos os segmentos da sociedade estão representados.
Sobre o governo municipal, o vereador do PMN diz esperar que não haja atrito, já que segundo ele, a Câmara Municipal de Natal está disposta a ajudar. “Não poderão ser criadas barreiras. Temos que dar uma aula de democracia acreditando que as coisas vão melhorar”, disse ele.
BRAILE
O vereador Jacó Jácome disse que no início dos trabalhos apresentará um projeto que beneficiará pessoas portadoras de necessidades especiais. Segundo ele, essas pessoas terão suas constas de água e luz em braile para facilitar a leitura e consequentemente não serem enganados por pessoas inescrupulosas que aproveitam de uma situação para enganar essas pessoas por ocasião do pagamento das suas contas. (JP)

Prefeito deve anunciar extinção de secretarias municipais
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, vai anunciar no próximo dia 19 a extinção de algumas secretarias e órgãos públicos como forma de adequar a administração municipal a atual realidade. O anúncio será feito por ocasião da leitura de sua mensagem anual na Câmara Municipal de Natal na presença de vereadores eleitos e reeleitos para a atual legislatura.
O prefeito apresentará também, suas metas, projetos e programas de governo que pretende implementar no seu primeiro ano de administração, mesmo diante das dificuldades financeiras encontradas e a situação como recebeu a prefeitura e a cidade.
“A expectativa é que o prefeito Carlos Eduardo apresente os números definitivos e a situação como recebeu a Prefeitura de Natal. Qual a dívida  que herdou e o que pretende fazer nesse primeiro ano da sua administração”, diz o vereador Júlio Protásio, do PSB, partido presidido no Estado pela vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria. Entre os projetos que o prefeito deverá apresentar, segundo Júlio Protásio, encontra-se a construção de uma Marina em Natal.
45 DIAS
Questionado sobre o mês e meio que Carlos Eduardo está à frente da Prefeitura de Natal, o vereador Júlio Protásio afirmou o seguinte: “Nesses quase 60 dias podemos verificar melhoras na coleta do lixo e início de recuperação da malha viária. Tenho comhecimento que até final de março o problema do lixo e dos buracos na cidade esteja resolvido”, observa o vereador do PSB. (JP)
 http://jornaldehoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário