América vence, se classifica em primeiro e faz final com vantagem diante do Coríntians

Vicente Estevam - Repórter
A última rodada da fase de classificação da Copa RN (fase de ida do segundo turno do Estadual) acabou saindo sob medida para o América. A equipe foi até o Ninho do Periquito, conquistou uma boa vitória por 2 a 0, que nada mais foi que o resultado da aposta feita pelo técnico Roberto Fernandes na manutenção do atacante Índio Oliveira na equipe titular.

O jogador simplesmente decidiu a partida em favor do alvirrubro, marcando duas vezes, sendo uma em cada de tempo de jogo e, de quebra, o resultado ainda fez o clube terminar na primeira colocação, concedendo ao clube a vantagem de realizar a segunda e última partida da decisão no estádio Nazarenão e ainda a oportunidade de atuar por dois resultados iguais no confronto diante do Coríntians de Caicó, que venceu o Baraúnas (1 a 0) e ficou com a segunda colocação. A decisão da Copa RN começa na quarta-feira, dia 27, com o primeiro jogo no estádio Marizão.
Magnus NascimentoÍndio Oliveira marca o primeiro gol do América em cima do AlecrimÍndio Oliveira marca o primeiro gol do América em cima do Alecrim

Para os alvirrubros a partida valia a vaga na final, para o time esmeraldino o confronto valia apenas para somar pontos visando a vaga na série D do Brasileiro. Mas pelo ritmo imposto pelas duas equipes o jogo valeu como uma fase eliminatória, os dois times se lançaram para frente realizando uma partida com poucas chances de gols, porém bem aberta, com as equipes buscando ser ofensivas o tempo todo.

O América buscava o controle da partida, mas encontrava uma forte resistência do sistema defensivo bem postado do outro lado. Rodrigues e Dida pouco trabalharam, mas foi numa cochilada defensiva do verdão, que o oportunista Índio Oliveira aproveitou para surgir em velocidade entre Robson e Allan e tocar inapelavelmente na saída do arqueiro, colocando o América na frente do marcador. Dida foi exigido apenas num chute de Rico dado da entrada da área, que o arqueiro alvirrubro demostrou muita elasticidade para tocar a bola para escanteio.

O gol de índio Oliveira premiou a ousadia do treinador Roberto Fernandes, que com a volta do volante Daniel, optou por não realizar a substituição natural mexendo de forma mais ampla na equipe, improvisando Netinho para atuar como lateral-esquerda e sacando o garoto Breno. A aposta pessoal do técnico rendeu o resultado esperado, uma vez que índio Oliveira já havia marcado no empate contra o ASSU. Nem a vantagem por 3 a 0 do ABC sobre o ASSU, que favorecia a equipe americana, fez os jogadores diminuírem a determinação dentro de campo.

O segundo tempo iniciou semelhante ao primeiro, mas as equipes brigavam ainda mais pelos espaços dentro de campo. O América se mostrava mais insinuante, chegando com perigo aos 8 com Cascata obrigando o goleiro alecrinense e realizar boa defesa. Sete minutos depois, aos 15, Daniel arrancou de se próprio campo passou para Índio Oliveira, na entrada da área, que virou e surpreendeu Rodrigues com um chute bem colocado no canto direito do goleiro, que foi na bola e não conseguiu desviar. O alvirrubro, que pela combinação de resultado do momento se classificava até com empate, ficou ainda mais tranquilo em campo.

Com a boa vantagem e a classificação praticamente assegurada para grande final, uma vez que apesar de diminuir um pouco o ímpeto ofensivo, o sistema defensivo americano mostrava segurança e conseguia conter as estocadas alecrinenses, o time passou a se poupar visivelmente apenas esperando o apito final do árbitro Flávio Roberto.

Hoje o presidente Alex Padang vai anunciar o acordo para disputar a série B do Brasileirão no estádio Barretão, em Ceará Mirim. O dirigente disse que não descarta a possibilidade de ainda realizar alguns jogos pelo Estadual na nova praça esportiva, caso o empresário Marcone Barreto consiga antecipar o prazo de entrega do Barretão.

Ficha técnica:

Alecrim: Rodrigues, Maneco, Allan, Robson e Marcinho; Elton, Ruy, Claiton (Pedro Ivo) e Robertinho (Juninho/Wigor);  Rico e Felipe Moreira. Técnico: Wassil Mendes.
América: Dida, Norberto, Índio, Edson Rocha e Netinho; Ricardo Baiano, Daniel, Fabinho e Cascata (Breno); Tiago Adan (Taiberson) e Índio Oliveira (Alemão). Técnico: Roberto Fernandes.
Árbitro: Flávio Roberto
Gols: Índio Oliveira/AME (26’/1T e 15’/2ºT)
Renda: R$ 21.000,00
Público: 1.400 pagantes
Estádio: Ninho do Periquito
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário