Artigo: O presente é de luta. Avante, Juventude do PT! - Por Jefferson Lima


Jefferson Lima, secretário nacional de Juventude do PT (Arquivo/PT)

Continuar avançando é preciso, muitos desafios estão por vir e uma das grandes prioridades apresentadas ao conjunto da JPT é a municipalização da nossa juventude e a articulação social. As eleições municipais trouxeram um novo cenário, e um conjunto de novos desafios.


“O trem da juventude é veloz
Quando foi olhar já passou
Os trilhos do destino cruzando entre nós
Pela vida, trazendo o novo.” (Paralamas do Sucesso)

O ano de 2013 chega e com ele muita luta para Juventude do PT, dando continuidade ao vitorioso primeiro ano de gestão.
A gestão iniciou com grandes desafios e tivemos o momento de grande importância e protagonismo na eleição do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), mostrando a força da militância da JPT e a nossa capilaridade nos movimentos sociais. O campo liderado pelo PT saiu vitorioso no processo de eleição do Conselho. Esse espaço é fundamental para avançar nas discussões e conquistas das políticas públicas para a juventude brasileira.
Um segundo momento, sob a égide do 2º Congresso da JPT e as premissas do Conselho Político, a direção nacional da JPT construiu dois momentos de formação políticas fundamentais. O primeiro foi à realização do Seminário Nacional da Juventude Negra 13(JN13), espaço importante de debate e de construção da agenda da juventude negra.
Veja resolução politica aprovada no seminário http://www.pt.org.br/secretaria_noticias/view/resolucaeo_politica_juventude_negra_do_pt

O outro processo foi um marco na história da nossa Juventude. Pela primeira vez foi realizado um seminário para debater a pauta ambiental e os desafios da sustentabilidade. Este subsidiou a participação na Rio+20 e na Cúpula dos Povos. Além de qualificar a intervenção da juventude do PT conquistamos um novo patamar no debate da agenda ambiental.
Veja resolução politica do seminário ambiental http://www.pt.org.br/secretaria_noticias/view/jpt_divulga_resolucaeo_politicao_desafio_geracional_da_juventude_para_o_des

O ano de 2012 também foi um ano eleitoral e a nossa prioridade foi mobilizar a juventude petista em todo o Brasil, fortalecer a militância para ampliar nossos espaços nos legislativos e executivos municipais. Estivemos em mais de sessenta municípios em todos os estados deste Brasil, mobilizando, debatendo, colocando a juventude na pauta das candidaturas majoritárias e fortalecendo nossos postulantes ao parlamento municipal. Apresentamos uma linha política de fortalecimento das PPJs nos municípios, avançando na necessidade real de emancipação dos jovens brasileiros. O resultado no final foi à eleição do maior número de jovens petistas em cargos eletivos da história do PT.
Continuar avançando é preciso, muitos desafios estão por vir e uma das grandes prioridades apresentadas ao conjunto da JPT é a municipalização da nossa juventude e a articulação social. As eleições municipais trouxeram um novo cenário, e um conjunto de novos desafios. A Juventude do PT cresceu no parlamento e no executivo municipal no país e é fundamental aprofundar o debate das PPJs nas gestões e legislativos municipais. Fortalecer o debate e construir ações concretas com perspectivas de melhorar a qualidade de vida da juventude brasileira. Essa oxigenação na política brasileira, liderada pelo PT, com certeza acarretará em mais benefícios e avanços para o nosso país.
Este é o ano do decênio do governo do PT, bem como de muita luta social e de fortalecimento interno da juventude. Realizamos no final do mês de fevereiro nossa reunião do Conselho Político, com uma vasta discussão em cima de temas como a relação da JPT com os movimentos sociais, o debate do balanço da década, reforma política, a integração latino americana, organização interna da JPT entre outros.
É prioridade o enfoque na formação que os jovens petistas vêm passando e que pretendemos intensificar a partir da parceria com a Escola Nacional de Formação do PT e a Fundação Perseu Abramo, ligado diretamente com a jornada de lutas, colocada para o primeiro semestre deste ano.
O conjunto da Juventude do PT vai construir com o partido, a campanha da reforma política, o debate necessário sobre a democratização da mídia, a luta contra o extermínio da juventude, contra a redução da maioridade penal, e por mais avanços na educação através dos 10% do PIB e 100% dos royalties.  A unidade dos diversos movimentos de juventude fará com que possamos ter mais conquistas e aprovar as reformas estruturantes e necessárias para o Brasil. O desafio é aumentar nossa mobilização social através das jornadas de lutas da juventude e avançar no processo de formação dos jovens petistas.
Outra pauta fundamental para nossa juventude será a implementação dos 20% de jovens em todas as direções do nosso partido no PED deste ano. Esse momento será novo na história do PT e na história da política brasileira. A reserva das vagas nas direções municipais, estaduais e nacional para filiados com até 29 anos, possibilitará uma intensa renovação entre os dirigentes partidários em todos os níveis, abrindo espaço para que as novas gerações de lideranças possam assumir responsabilidades reais no comando do PT. Os jovens petistas terão mais condições para contribuir com o PT forte, mobilizado e renovado.
Além destas importantes pautas e agendas, teremos com certeza mais momentos marcantes na política da Juventude do PT e brasileira este ano, através de momentos como o ENEPT (Encontro Nacional de Estudantes do PT), seminário de jovens mulheres, festival de arte, cultura e sustentabilidade, encontro das juventudes partidárias, do Foro de SP e colóquio dos movimentos sociais.
O saldo político destas agendas fará com que o conjunto da militância jovem do PT tenha uma ação mais protagonista nas eleições estaduais de 2014 e na reeleição da nossa presidenta Dilma.

A luta continua!
Jefferson Lima é secretário nacional de Juventude do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário