Para combater violência, policiais têm aula com treinador de campeão mundial de MMA

Policiais civis tiveram uma aula especial de defesa pessoal na modalidade Jiu-Jitsu. Jair Lourenço, treinador do lutador Renan Barão, diz que atividade oferece uma melhor qualidade de vida ao profissional. Foto: Wellington Rocha
Policiais civis do Rio Grande do Norte participaram hoje de uma aula especial de defesa pessoal na modalidade jiu-jitsu, ministrada pelo treinador do campeão mundial de Mixed Martial Art (MMA) Renan Barão, o instrutor Jair Lourenço. A capacitação, promovida pela Academia da Polícia Civil (Acadepol), foi realizada em uma sala da Delegacia de Capturas (Decap), no bairro Cidade da Esperança.
Segundo o diretor geral da Acadepol, Ricardo Sérgio, a aula integrou o treinamento de jiu-jitsu que é oferecido aos policiais civis do Rio Grande do Norte há um ano e meio, como forma de preparação para a atividade policial e também uma válvula de escape para o estresse inerente à profissão. Hoje, 22 policiais se dividem em duas turmas regulares.
“O objetivo principal é oferecer uma atividade física que combine o treinamento do condicionamento físico com o relaxamento físico e mental, que beneficiam por extensão não apenas o policial, mas também a sociedade, que ganha um profissional bem preparado para uma possível intervenção sem armas na defesa das pessoas”, explicou Ricardo Sérgio.
O delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério, disse que nunca houve um treinamento deste tipo na instituição e que, diante dos inúmeros benefícios já comprovados, há a expectativa de ampliar o espaço usado para a prática, para, assim, aumentar a quantidade de vagas oferecidas aos policiais civis.
“Estamos lutando para conseguir uma estrutura maior, que atenda à demanda de policiais interessados em participar do treinamento, que vem crescendo gradualmente. Hoje, temos duas turmas regulares, mas, com a melhoria do espaço, podemos aumentar este número”, disse Fábio, que deve entrar em uma das turmas na próxima semana.
Para Jair Lourenço, o jiu-jitsu é uma arte de luta e de defesa pessoal, importante para a atividade policial. “Ela oferece uma melhor qualidade de vida ao profissional, com aumento do auto-conhecimento pessoal, proteção e defesa da sociedade. Gostaria de parabenizar a Acadepol por esta iniciativa, que vou acompanhar com visitas freqüentes, para observar o desenvolvimento dos alunos. Me sinto muito honrado em poder participar deste treinamento”, afirmou o treinador.
Na próxima segunda-feira, a Acadepol abrirá mais um curso de capacitação sobre técnicas policiais que será ministrada para policiais civis, militares e bombeiros. A previsão é que as aulas aconteçam até o dia 4 de abril, com temas como teoria sobre abordagem policial, técnicas de algemação e condução de detidos, treinamento de tiro dentre outras disciplinas.
Fonte: JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário