Presos se rebelam após mais uma tentativa frustrada de fuga no Núcleo de Custódia da Polícia Civil


Presos que se amontoam no Núcleo de Custódia tentaram fugir mais uma vez na madrugada de hoje. Irritados pelo insucesso na fuga, iniciaram uma rebelião e pediram a transferência imediata da unidade. Foto: Wellington Rocha
Presos que se amontoam no Núcleo de Custódia tentaram fugir mais uma vez na madrugada de hoje. Irritados pelo insucesso na fuga, iniciaram uma rebelião e pediram a transferência imediata da unidade. Foto: Wellington Rocha
Uma nova tentativa de fuga em massa foi impedida pelos policiais que atuam no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na Cidade da Esperança, durante a madrugada de hoje. Revoltados com a descoberta do plano, eles se rebelaram e ameaçaram quebrar a grade e a porta da única cela do prédio, que apesar de estar interditado para receber novos presos há mais de seis meses, estava hoje com 95 detentos. Foi necessário o apoio do Batalhão de Polícia de Choque (BP Choque) e do 9º Batalhão da Polícia Militar para acalmar os ânimos no local.
Durante a confusão, quatro presos foram espancados pelos companheiros de cela e tiveram que ser retirados às pressas do cômodo, para não serem mortos. Eles permaneceram no corredor da unidade até o final da manhã de hoje, quando a direção do NC ainda lutava para conseguir vagas no sistema prisional e, assim, desafogar a unidade, que sofre constantemente com a superlotação.
A diretora do NC, Tânia Pereira, que ainda está se recuperando do estresse sofrido na última tentativa de fuga ocorrida na noite de 27 de fevereiro passado, quando teve que ser hospitalizada às pressas com crise de hipertensão e início de AVC, disse que já não tem mais forças para lutar pela transferência dos presos para um local com infraestrutura adequada para os detentos e os policiais militares que atuam na unidade.
“Estamos cansados de promessas, que são as únicas coisas que recebemos há vários meses. A nossa capacidade é para 30 presos, mas vivemos sempre com, no mínimo, o dobro disso. Hoje, temos 95 detentos, mas ontem chegamos a 102, quando fomos obrigados a manter mais de dez algemados uns aos outros no corredor, feito animais. Isso é terrível para todo mundo, nós trabalhadores e eles, que devem pagar por seus erros de forma humana”, desabafou.
Esta é a quarta tentativa de fuga registrada somente este ano e os presos tentaram se evadir pelo mesmo buraco aberto na última vez. No entanto, por causa da nova tentativa, a tubulação da fossa, que passa ao lado do túnel, não suportou a movimentação e se rompeu, levando todo o esgoto para dentro da cela, aumentando a revolta dos detentos.
Detentos ainda espancaram quatro companheiros de cela; Hoje, 95 homens se espremiam em cela de 18 m². Foto: Wellington Rocha
Detentos ainda espancaram quatro companheiros de cela; Hoje, 95 homens se espremiam em cela de 18 m². Foto: Wellington Rocha
Aos gritos, os presos pediam a transferência imediata para uma unidade prisional com melhores condições de funcionamento e empurravam a única grade que os separa do muro que dá acesso à Avenida Paraíba, onde o prédio do NC fica localizado. A estrutura, já bastante fragilizada pelas constantes tentativas de fuga, ameaçava se soltar da parede a todo instante, o que aumentava a tensão entre os policiais do 9º BPM, do BP Choque e também dos moradores e comerciantes que acompanhavam o movimento na rua.
Apesar dos constantes apelos da diretora do NC, a Coordenação da Administração Penitenciária do Estado informou que fará o possível para transferir uma parte dos presos que estão custodiados no Núcleo hoje. Já o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério da Silva, afirmou que um novo prédio para o NC deve ser entregue ainda esta semana. “Se for o que estamos pensado, só vai dar para levar a metade dos presos que temos hoje”, disse Tânia.

http://jornaldehoje.com.br/presos-se-rebelam-apos-mais-uma-tentativa-frustrada-de-fuga-no-nucleo-de-custodia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário