Projeto Maruim começa em janeiro

Projeto dos apartamentos foi apresentado ontem na Prefeitura durante assinatura de ordem de serviço das obras
Em janeiro irão começar as obras para a construção do Condomínio Residencial Maruim, que irá beneficiar 165 famílias da comunidade que hoje ocupa uma área do Porto de Natal. O contrato de R$ 12,2 milhões foi assinado ontem à tarde no Palácio Felipe Camarão, pelo Prefeito Carlos Eduardo, sendo estimada a conclusão do serviço em 15 meses.

O projeto dos apartamentos prevê a construção de vinte e cinco blocos, cada um com quatro andares, cada andar com dois apartamentos e área descoberta de recreação e lazer para crianças. Cada apartamento terá dois quartos, um banheiro, cozinha, área de serviço e sala, com uma área útil de 43,20m2, uma média maior que a utilizada nacionalmente para esse tipo de moradia. As famílias beneficiadas receberão o imóvel gratuitamente, devido ao projeto estar integrado a um outro maior, de urbanização, previsto pelo Ministério das Cidades.

De acordo com o representante da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio de Araújo, além de não gerar prestação, cada família será contemplada com a doação de uma geladeira nova e lâmpadas econômicas, através de uma parceria do Programa Minha Casa, Minha Vida com a Cosern. A CEF lembra, no entanto, que assim como acontece no programa habitacional, os moradores não poderão vender ou alienar o imóvel, tendo que morar neles.

O secretário municipal de habitação, Homero Grec, afirmou que o Residencial Maruim está dentro de um projeto maior de urbanização da comunidade, orçado em R$ 3,6 milhões. Após a relocação das moradias, haverá uma reurbanização com a criação do Complexo Comercial e Turístico Praça Pôr do Sol, que vai contar com 24 boxes comerciais e um centro de descasque de camarão. O contrato para essas obras deverá ser assinado ainda este ano pelo prefeito Carlos Eduardo.

Equipes da Seharpe - Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes fizeram o cadastramento das famílias que serão beneficiadas. A presidente da Colônia dos Pescadores, Rosângela Silva, declarou que essa é uma conquista que dará condições  dignas de vida e habitação aos moradores do Maruim, mas pediu que a Colônia fosse contemplada dentro do projeto. Em seu discurso, o Prefeito Carlos Eduardo sugeriu que a Colônia dos Pescadores seja relocada dentro do projeto de reurbanização sendo homenageada com o nome do sindicalista Café Filho, ex-presidente da República e que foi também o primeiro presidente daquela instituição.  

O presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, destacou a relevância da obra de reurbanização para o Porto de Natal e para a Comunidade do Maruim. “Para o Porto tem a importância de aumentar a nossa retroárea e para a comunidade tem a importância de dar moradia digna àquela comunidade que hoje vive em condições bem precárias. Eu acho que a obra atenderá ao conjunto”, disse Terceiro. O terreno onde hoje se situa a comunidade pertence ao Porto de Natal.

Havendo licitação em janeiro, as obras para a reurbanização devem começar em fevereiro, de acordo com as estimativas do secretário Homero. Após a conclusão dessa segunda intervenção, em 2015, a Companhia Docas irá realizar as obras de ampliação do Porto. “A pretensão da Codern agora é expandir também o cais, com o berço 4, que já está em andamento, e com isso melhorando toda a prestação de serviços da Codern”.

Santos Reis

Sobre a destinação do terreno dos antigos tanques da BR Distribuidora, em Santos Reis, o secretário Homero Grec afirmou que o assunto ainda está em discussão com a Prefeitura,  Exército e Marinha. O secretário adianta que a Prefeitura deve apresentar um projeto à Superintendência do Patrimônio da União no Rio Grande do Norte – SPU/RN, sugerindo a utilização de 60% desta área para construção de moradias de baixa renda, ficando o restante para a criação de um parque.
Fonte: TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário