Apesar de estar com a água imprópria para banho, segundo o boletim de balneabilidade do IFRN, a praia de Ponta Negra, em Natal, ficou lotada neste domingo (2). Banhistas ignoraram o alerta das placas que indicavam que o local estava com alto índice de coliformes fecais e entraram no mar. O boletim de balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte divulgado na última sexta-feira (31) apontou que sete pontos do litoral estão impróprios para o banho.
O estudo do IFRN apontou que o nível de coliformes fecais neste trecho chegou a 1.600 unidades por 100 ml, 60% acima do limite. A recomendação do Programa Água Azul é para que as pessoas evitem o banho de mar.O Programa Água Azul monitora quatro pontos diferentes da praia de Ponta Negra. O trecho da praia próximo ao Morro do Careca é um dos pontos analisados como impróprio para o banho, mas o que se viu na manhã deste domingo foi muitos banhistas dentro d'água. A natalense Julia Andrade, de 27 anos, disse que frequenta o local e decidiu arriscar o banho de mar por causa do calor. "Hoje está muito quente, não dava pra vir pra cá e não tomar um banho de mar. Eu acho que uma vez só não vai fazer mal", disse.
As praias de Pirangi (Foz, Igreja e Apurn), Muriú, Maracajaú, além do balneário do rio Pium também devem ser evitadas pelos banhistas.
Os trechos analisados estão distribuídos entre as praias de Tabatinga, em Nísia Floresta, até a praia de Pitangui, em Extremoz. O projeto é uma parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A análise é válida por sete dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário