Uma das perguntas mais feitas nas rodas de conversa entre amantes do MMA (Mixed-Martial Arts) é sobre o que há na água do Rio Grande do Norte, um pequeno estado do país e que conta com um total de seis representantes na maior entidade do mundo das lutas: o UFC. Atualmente, são quatro homens e duas mulheres que calçam as luvas da organização e apresentam DNA potiguar no octógono do Ultimate.
Ao menos três deles estão presentes no UFC Fight Night 38 que desembarcará em Natal no próximo dia 23 de março, um domingo, no Ginásio Nélio Dias. No card, com nove lutas até aqui, há três potiguares com presenças confirmadas e que terão a oportunidade de lutar pela primeira vez em casa.
Pela categoria peso Leve, o mossoroense Gleison Tibau vai enfrentar o checheno Mairbek Taisumov. Entre os Médios, Ronny Markes terá pela frente o participante do Ultimate Fight Brasil 2, Thiago Marreta. Representante do peso Mosca, Jussier Formiga encara o americano Scott Jorgensen.
Além do trio, a organização ainda conta com o campeão dos pesos-galo Renan Barão. Apesar de não estar no card do UFC potiguar, ele deverá ser o embaixador da edição a ser realizada em solo norte-riograndense. Completam a lista as recém-contratadas pela entidade, Bethe Pitbull e Claudinha Gadelha. Esta última, teve sua chegada ao UFC anunciada em dezembro do ano passado para integrar a categoria palha (recém-criada).
Para Ronny Markes, o RN está bem representado não apenas no UFC, mas em outras organizações da modalidade. Ele explica que, se houvesse maior apoio, o número poderia ser bem superior ao atual.
“Acho que ainda não é 20% do que teria. A gente tem muito talento aqui no estado, se os órgãos publicos e privados apoiassem mais, a gente teria o triplo de atletas dentro das grandes organizações e em diversos esportes. Natal é um celeiro nacional e mundial. Com mais incentivo poderemos ter mais na frente outros ‘Renans Barão’ e vários e vários outros”, disse o lutador.
Jussier Formiga vê o DNA potiguar e as dificuldades vividas para chegar ao topo como alguns dos principais diferenciais para colocar o Rio Grande do Norte em destaque na modalidade e na organização. “As pessoas me perguntam e eu costumo falar que é o sangue nordestino. A gente que é daqui, é como se viesse mais de baixo e aprendesse a dar mais valor as coisas. Não tem muito apoio e a força de vontade acaba sendo maior e acaba sendo um diferencial”, avaliou.
Um dos grandes nomes do MMA mundial e presença confirmada no card do UFC em Natal, Maurício Shogun Rua garante que os lutadores do Rio Grande do Norte obterem destaque em nível nacional e até mundial não é surpresa para ele. Segundo o lutador, em diversas oportunidades esteve em Natal e sempre observou o potencial dos praticantes do esporte.
Além do mais, o experiente lutador acrescenta um componente especial para os potiguares se saírem tão bem dentro dos octógonos do mundo: a paixão. “Acompanho Natal há muito tempo atrás, em alguns eventos de lutas, e sempre foi um grande celeiro de atletas nacionais. Aqui vê carinho dos fãs, que as pessoas gostam de MMA. Sem dúvida do povo gostar tanto, é que tem tantos atletas assim em alto nível. Tem muitos praticantes de MMA aqui”, apontou.
UFC Fight Night: Shogun vs Henderson 2
23/03 – Natal, Rio Grande do Norte – Brasil
Peso Meio-pesado: Mauricio Rua vs Dan Henderson
Peso Médio: Cezar Mutante vs C.B. Dollaway
Peso Leve: Leo Santos vs Norman Parke
Peso Pena: Rony Jason vs Steven Siler
Peso Mosca: Jussier da Silva vs Scott Jorgensen
Peso Meio-Pesado: Fabio Maldonado vs Gian Villante
Peso Leve: Gleison Tibau vs Mairbek Taisumov
Peso Médio: Ronny Markes vs Thiago Santos
Peso Meio-médio: Thiago Bodão vs Kenny Robertson
*Novas lutas devem ser incluídas no card.
do Portal No Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário