Redes sociais: espaços de comunicação e interação

Elas são palco de críticas, comentários, mudanças e muitas, muitas interações. As redes sociais são realmente “mutáveis” e a cada dia se renovam atraindo milhões de seguidores no mundo. Adolescentes, adultos e até idosos acessam pelo menos uma vez ao dia uma rede social. 
Palco de polêmicas políticas, de futebol e até entretenimento, as declarações nas redes sociais tem se tornado cada dia mais uma ferramenta de exposição de opiniões e comentários. No mundo político, o presidente Obama venceu a campanha eleitoral norte-americana de 2008 através do diálogo nas redes sociais.
Mais do que uma ferramenta de comunicação, as redes sociais promovem a interação entre os políticos, imprensa e população em geral. Para a especialista em redes sociais e professora da UFRN, Juliana Bulhões a procura por redes sociais tem aumentado por causa da globalização. “Na sociedade da informação há cada vez mais a necessidade das pessoas em se comunicar e compartilhar informações, e por meio das redes sociais digitais este é um processo muito natural”, comenta. 
juliana_bulhões_m
De acordo com o site Alexa.com, que faz o ranking dos sites mais acessados do mundo, no Brasil a rede social mais acessada é o Facebook, seguido do Youtube. O Linkedin superou o Twitter nesse ranking, estando na terceira e quarta colocação, respectivamente. O Instagram está na quinta posição. O Facebook chegou ao impressionante número de 1 bilhão de usuários acessando a rede via mobile. E o Instagram atingiu 200 milhões de usuários cadastrados. 
O uso das redes sociais para consulta e divulgação de informações tem crescido a cada dia pela facilidade de acesso a internet e pela globalização das informações. Na hora de escolher a rede social, o usuário define critérios como comenta a especialista Juliana. “Um dos critérios diz respeito à aderência do círculo de contatos do usuário; se ela sabe que seus contatos estão concentrados no Facebook, por exemplo, é mais comum ela querer aderir a ele. Outra é com relação ao suporte; se a pessoa não tem smartphone ou tablet, fica inviável usar o Instagram, por exemplo”, destaca.
Por falar em Instagram, a rede tem crescido em todo o mundo e principalmente no Brasil. Uma das características da rede social é o compartilhamento de imagens e das famosas selfies.
No contexto potiguar, as redes sociais digitais mais populares sejam o Facebook e o WhatsApp. Mesmo assim, a especialista conta que as mudanças devem alterar a popularidade das redes. “Todos esperando as atualizações do Facebook após as duas últimas grandes aquisições da empresa – a compra do WhatsApp em fevereiro e da Oculus VR (tecnologia de realidade virtual) esta semana”, comenta Bulhões.
O desenvolvimento da Internet fez surgir ainda as mídias sociais, que são formadas a partir de sites de relacionamento, como Facebook, Instagram, Twitter, Google +. Para a jornalista, especialista em Estratégias de Comunicação em Mídias Sociais, blogueira do Compartilhe Viagens e diretora da Compartilhe Comunicação, que atua no segmento das redes sociais, Karla Larissa. “O ser humano é por essência um ser social e precisa da convivência em grupos. Os sites de relacionamento atendem essa necessidade no âmbito virtual e, como cada vez mais estamos conectados, mais essas redes sociais digitais fazem sucesso”, destacou.
karla_larissa_m1
O universo das redes sociais contempla ainda o uso das mídias sociais pelas empresas. A empresária Karla Larissa explica porque mesmo sem ter perfil social nas redes, é importante que se faça o monitoramento. “A diferença é que se você ou sua empresa não está presente, não terá como se defender ou se beneficiar dessa sua participação. Será sempre a versão do outro. Por isso, a necessidade de estar presente. Se um cliente reclama de um serviço de um restaurante e o restaurante não está lá para resolver o problema, isso só irá aumentar e alcançar uma dimensão que não é possível imaginar. Ao passo que, se ele estiver presente, ele poderá resolver a situação com um simples contato e, provavelmente, ainda ganhará um retorno positivo do cliente na mesma mídia social”, justifica.

Karla explica ainda que para cada usuário - seja empresa ou pessoa física (artista, político, personalidade) - é preciso fazer um diagnóstico de suas necessidades, conhecer o público-alvo e fazer uma curadoria de conteúdo. 
“As páginas não devem funcionar como uma peça publicitária online, se a empresa faz só propaganda dos seus produtos ou serviços, sem oferecer conteúdo, ela não irá alcançar engajamento e nem conquistar a fidelização dos seguidores”, frisa Karla Larissa.
Essa semana o Twitter- que já existe há oito anos – anunciou mudanças como a marcação de amigos no Twitter e a opção de montagem, em função bastante parecida com a do Instagram. Versões web e Android devem ser liberadas em breve.
Futuramente a ideia é expandir a plataforma Twitter para a música e playlist.
Marília Rocha,

Nenhum comentário:

Postar um comentário