Dieta tem efeito duradouro mesmo quando é interrompida no meio

Você já tentou fazer dieta, até emagreceu por um tempo, mas depois aquela barriguinha voltou outra vez? Não se preocupe, seu esforço já valeu a pena. Essa foi a conclusão de um estudo publicado na revista inglesa The Lancet Diabetes & Endocrinology, que analisou a evolução dos pesos e planos alimentares de mais de mil pessoas ao longo de 60 anos. Mesmo que a dieta não tenha sido bem sucedida, ela deixará efeitos positivos duradouros no sistema cardiovascular.
O tempo de pesquisa impressiona. Endocrinologistas coletaram dados de homens e mulheres desde março de 1946, na infância, até a data presente. Todos receberam uma das três categorias, segundo a escala IMC: obeso, acima do peso e normal. Para calcular a escala, é preciso dividir peso da pessoa em quilos pelo quadrado da sua altura em metros. Quem estiver acima de 25 é normalmente considerada como acima do peso, e acima de 30, como obeso.
Apenas 2% dos mais de mil participantes permaneceram em uma categoria menor do que a inicial ao longo dos 60 anos. No entanto, foi possível perceber que mesmo aqueles que conseguiram fazer dieta por um curto período de tempo tiveram benefícios no coração e nas artérias, além de terem menos risco a desenvolverem diabetes.
Além disso, pesquisadores descobriram que quanto mais tempo os participantes estivessem com excesso de gordura corporal quando adultos, maiores eram as incidências de problemas relacionados com o cardiovasculares na terceira idade, como o afinamento das carótidas arteriais e alta pressão do sangue.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário