PT AINDA NÃO SE POSICIONOU COM ESTRUTURA DE GOVERNO EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Robinson Faria, governador, com Eraldo Paiva, presidente estadual do PT (Divulgação).
“Robinson Faria poderá ser uma figura decisiva nas eleições municipais”, diz presidente estadual do PT
À sombra dos maiores escândalos de corrupção da história política – o Mensalão e o Petrolão – o Partido dos Trabalhadores (PT) respira aliviado com a reeleição da presidente Dilma Rousseff, e sabe que o desgaste no governo pode ser incalculável com a força que as urnas deram a oposição tucana.
No Rio Grande do Norte, os petistas venceram num bloco de oito partidos que elegeu Robinson Faria (PSD), governador e fizeram 54,42% dos votos válidos, total de 877. 268 votos. Com Dilma e Lula no palanque eleitoral, derrubaram uma hegemonia política familiar que há anos governava o estado.
De 167 municípios, o PT só tem 6 prefeituras, cerca de 70 vereadores espalhados por várias cidades, um deputado estadual, e um representante no senado, Fátima Bezerra. Pouco para mais de 10 mil filiados em todo estado, desses cerca de 400 na Terra dos Mártires, São Gonçalo do Amarante.
Militante do partido como ativista cultural desde a década de 80, hoje liderança e presidente do PT estadual, o vereador Eraldo Paiva sabe que enfrentará dificuldades para compor chapas, manter coalisão e montar estrutura eleitoral em 2016.
Eraldo Daniel de Paiva, 38, mais conhecido como Eraldo do PT, concedeu entrevista ao FalaRN.com, para falar sobre o cenário político atual e o futuro em meio a muitas ligações telefônicas. Publicamos aqui, os trechos mais importante da conversa.
FalaRN.com -  Como iniciou sua carreira política?
Eraldo do PT - Fomos militante dos movimentos sociais desde a adolescência. Desde criança militava em movimento cultural da cidade. Sou o mais novo de dez filhos, venho de uma família ligada a igreja, clubes de futebol local. Para você ter ideia, meu pai é fundador do Auto Esporte. A gente sempre teve uma vida muito ligada a comunidade aqui. Na minha infância eu já estava na igreja, grupo de teatro, onde comecei a me envolver com as questões sociais. Não sou ator, mas atuei na Paixão de Cristo, fui Cristo, Pedro, só não fui Pilatos. (Telefone do vereador toca, ele diz que retornará o contato)
FalaRN.com – Mas quando iniciou de fato sua participação em campanhas eleitorais? 
Eraldo do PT - Em 89. O partido aqui esteve atuante na campanha de Lula, para presidente. Eu com 12 anos já fiz campanha para ele. Em 98 eu já era dirigente no partido aqui na cidade. Eu fazia oposição ao ex-prefeito Poti Júnior. Eu fui candidato em 2000, quando o partido aqui nem queria apoiar Mendes, nem Poti Júnior que era prefeito na época. Fui candidato a prefeito, para o pessoal do PT votar na gente mesmo,  foi uma campanha muito simples. Em 2008, fui eleito vereador com 999 votos, em 2009, fui eleito presidente estadual do partido, e agora em 2013 fui reeleito. E fui reeleito em 2012, vereador.
FalaRN.com – O que lhe qualificou para ser reeleito presidente do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte? 
Eraldo Paiva, e o ex-presidente Lula. (Divulgação)
Eraldo do PT – Eu acho que conseguimos consolidar novos quadros políticos, fizemos um bom trabalho ampliando quantidade de prefeitos, vereadores eleitos e conduzimos um processo de renovação. Elegemos seis prefeitos, um deputado estadual e uma senadora, Fátima Bezerra. Hoje temos mais de 10 mil filiados e mais de 400 aqui em São Gonçalo. (Mais uma ligação interrompe a entrevista).
FalaRN.com – Qual sua avaliação do cenário político e a gestão do prefeito Jaime Calado? 
Eraldo do PT - Jaime faz uma gestão hoje voltada para convênios com o governo federal e com pouco diálogo com a sociedade. Jaime não tem diálogo nenhum com a sociedade. A sociedade sãogoncalense não vive a gestão, não tem nomes dentro da hierarquia da prefeitura, digamos assim, não existem agentes políticos de São Gonçalo efetivamente decidindo. Ele trouxe muita gente de fora, e a prefeitura daqui acaba sendo um suporte estadual ao partido dele.
Jaime Calado não tem diálogo nenhum com a sociedade – Eraldo Paiva
FalaRN.com – Mas você que hoje critica, era da base aliada de Jaime Calado?
Eraldo do PT -  Veja o que aconteceu. Em 2000 já tinha saído apenas quatro candidatos do PT a vereador, mas sem prefeito. Em 2004, o então prefeito Poti Júnior lançou o sobrinho Jarbas Cavalcanti e nós éramos da oposição. Então fizemos uma aliança com Jaime Calado que também era contrário. Era uma aliança local, sem compromisso estadual. Perdemos a eleição por 132 votos, o primeiro partido que fez aliança com Jaime fomos nós. Sempre estivemos na linha de frente da campanha. Tanto que do grupo que esteve com ele em 2004, muitos foram para o lado de Jarbas, apenas nós do PT não fomos. Mas também o PT e Jaime já tinham feito campanha pra Lula e no segundo turno de Wilma de Faria, ex-governadora. Ganhamos a prefeitura em 2008, dos Cavalcanti. Fizemos parte do primeiro governo de Jaime, mas eu tinha opinião divergente, não votava projetos na Câmara, já discordava. Fui contra ter uma gama de gente com cargos que não tem vida (relação histórica com o município) nenhuma, nem conhecimento da cidade. A prefeitura acabou virando um cabide de emprego. Ele definiu unilateralmente pelo rompimento, o partido aprovou internamente. Ele excluiu nosso pessoal.
FalaRN.com – Jaime Calado decidiu romper com o PT, ou vocês romperam com ele, como foi? 
Eraldo do PT - Eu já tinha muitos questionamentos, quando foi na eleição o partido decidiu apoiar Robinson Faria, governador, eu fui deputado federal e a mulher de Jaime também. Houve um confronto de interesses. Ele exonerou alguns cargos do PT e eu não gostei. O PT se reuniu e decidiu pelo rompimento. Hoje estamos afastados e não temos interesse maior em dialogar com ele sobre alianças, mas não deixo de discutir o que for importante para o povo. E faz muito tempo que não converso com ele.
FalaRN.com – O Partido dos Trabalhadores se declara oficialmente oposição a Jaime Calado? 
Eraldo do PT – O partido é oficialmente oposição a Jaime!
FalaRN.com – Mas vocês ainda possuem cargos dentro da administração municipal? Isso não fere princípios partidários e é um exemplo ruim?
Eraldo do PT - Tem um ou outro, mas as principais lideranças não estão lá. Eu acho ruim você ser de oposição e compor o governo. Mas isso no momento certo a gente vai conversar.
FalaRN.com – Tem quantas pessoas do PT na prefeitura? 
Eraldo do PT - Eu não sei, tem um ou outro, não tem muita gente, até por que a maioria que ficou se desfiliou do partido.
FalaRN.com – Tem alguém da sua família ou ligado a você trabalhando na prefeitura? 
Eraldo do PT - Não, os que tem da minha família são concursados.
FalaRN.com – É possível ainda uma aliança municipal com Jaime Calado e seu partido para as eleições de 2016? 
Eraldo do PT – Não, não há mínima possibilidade. Possibilidade zero (risos). Não tem como dialogar com ele nesse sentido.
FalaRN.com - E se o governador que já andou tirando fotos com o prefeito decidir fazer uma aliança nas próximas eleições? Se a decisão foi vertical? 
Eraldo do PT – Na política não existe o ‘se’. O nosso compromisso com Robinson Faria é a nossa aliança estadual. Ele não tem compromisso nem com a gente, nas alianças municipais, nem estadual. Lógico que hoje nosso principal aliado no estado é o PSD, não tenho dúvida disso. Mas não conversamos sobre isso, e é uma decisão que não passa por mim. Quem pode responder melhor é Robinson e Jaime. Mas eu acho que eles não têm dialogo politico não, nesse aspecto. É novidade pra mim esse encontro deles.

Eraldo do PT – Nós ainda estamos num processo de organização partidária. Não vamos abrir mão de participar do processo eleitoral de forma ativa. Como nós iremos nos comportar, vamos avaliar, ver os aliados políticos e conversar.FalaRN.com – Como vai ser a configuração partidária para 2016, do PT?

Vereador Eraldo, se diz oposição municipal. (Divulgação)
FalaRN.com – Analisando o poder econômico e o uso da máquina pública do adversário, vocês acreditam mesmo assim numa eleição municipal? 
Eraldo do PT – A eleição de Robinson Faria para o governo acabou os estigmas, digamos assim, desse papo de quem tem maior estrutura ganha eleição. O povo é livre, vota livre. E se comprovou aqui na eleição do Estado. Tem espaço sim. Para você ter ideia, na última eleição, num grande acordão, mais de 20 mil pessoas votaram contra essa proposta. Então é um dado apenas para ilustrar esse tipo de aliança e o futuro. Mais de 40% dos eleitores da cidade, já votaram contra o prefeito, numa grande aliança nunca vista no Rio Grande do Norte. Esse acordão se mantém e vamos ver como vai ficar. Quando a gente tem o povo, a gente tem estrutura. Se temos o povo e propostas, não tem como não acontecer. A cada dia a sociedade reprova o uso de grande estruturas em campanhas eleitorais. Se fosse por isso, Robinson não tinha ganhado. 
FalaRN.com – Você é um pretenso candidato a prefeitura? E o que você enxerga para o futuro de São Gonçalo e para melhorar a vida do povo? 
Eraldo do PT – O meu nome não está colocado na disputa eleitoral a prefeito. A sociedade é que tem dito que nosso nome tem as condições de governar. Eu sinto, eu ando, as pessoas falando sobre a possibilidade da candidatura a prefeito. Isso muito me honra, é gratificante. E eu represento uma geração dos filhos daqui que moram aqui há décadas. Um gestor precisa ter projeto ligados com essa nova São Gonçalo que surge. O crescimento populacional aqui foi enorme e agora estamos recebendo um grande aeroporto e não houve qualificação para as pessoas ocuparem espaços nesses novos empreendimentos. Eu conheço esse lugar como a palma da mão, é aqui que quero morar e precisa de gestores que conheçam bem aqui. (Outra ligação telefônica).
FalaRN.com – Como o governo vai se posicionar com o PT dentro de São Gonçalo? 
Eraldo do PT – Vamos construir e dialogar com o governador.  Não sei como isso vai acontecer. São 167 cidades com características e grupos distintos. A gente vai ter um bom diálogo com o governador. Robinson Faria poderá ser uma figura decisiva nas eleições municipais. Ele foi convidado para conhecer as obras de acesso ao aeroporto, já tenho outras demandas e vamos apresentar a ele.
do falarn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário