Mineiro participa de audiência sobre criação do Parque Estadual Mangues do Potengi

O deputado Fernando Mineiro (PT) participou da audiência pública, nesta quinta-feira, 26, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, sobre a criação do Parque Estadual Mangues do Potengi. O evento foi convocado pela PGE, através da Procuradoria do Patrimônio e Defesa Ambiental, com o intuito de abrir a discussão sobre a preservação desse importante ecossistema com a sociedade civil.
Na audiência, Mineiro destacou que é importante que a questão da preservação dos mangues tenha sido retomada. Ele lembrou que acompanha esse processo há pelo menos dez anos, desde quando era membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Conema).

O deputado chamou a atenção para a biodiversidade encontrada nos mangues natalenses, onde, segundo diagnóstico preliminar, há 24 espécies de flora, 11 de moluscos, 43 de artrópodes, 51 de crustáceos, 53 de peixes, 08 de anfíbios, 19 de répteis, 47 de aves e 20 de mamíferos.
Durante a audiência, foram apresentados os estudos técnicos da área, realizados pelo Idema, além do projeto de estrutura que dará apoio aos visitantes, com a finalidade de subsidiar a retomada do processo de criação do Parque Estadual Mangues do Potengi.

O Parque será uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Além de preservar aquele importante ecossistema, a proposta envolve a construção do Museu dos Mangues e trilhas fluviais, bem como a proteção/recuperação do Cemitério dos Ingleses e da Estação da Coroa e Cais da Pedra Preta.

Mineiro sugeriu, ainda, que se faça um levantamento detalhado sobre as atividades a serem desenvolvidas no local. Ele também afirmou que é essencial a participação efetiva da administração municipal nesse processo.

De acordo com a PGE, as deliberações, opiniões, sugestões, críticas e informações colhidas durante a audiência pública têm caráter consultivo, destinando-se a legitimar o processo de criação e contribuir para “uma construção democrática e participativa do Parque Estadual dos Mangues do Potengi”.

Foto: Assecom Governo do RN | Rayane Mainara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário