Trabalhadores da agricultura familiar fazem passeata e entregam pauta de reivindicações ao Governo

Seguindo a pauta nacional desta semana de mobilizações por todo o Brasil, cerca de 2 mil trabalhadores rurais do RN saíram em passeata na manhã desta quarta-feira (11), da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar, na avenida Jaguarari, em direção à Governadoria, no Centro Administrativo. Os agricultores foram recebidos pelo governador Robinson Faria e entregaram pauta de reivindicações.
A passeata fez parte da XI Jornada Estadual de Luta da Agricultura Familiar do RN, organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RN (Fetraf-RN). O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) participou da caminhada e também da audiência dos trabalhadores com o governador e secretários. Na pauta estão reivindicações como o funcionamento da Central de Abastecimento, inaugurada há cinco anos sem nunca iniciar suas atividades; a instalação e recuperação imediata de poços tubulares já perfurados e a construção de novos açudes e barreiros de pequeno e médio portes.
"Nós estamos apresentando uma pauta não só de 2015, mas permanente dos trabalhadores da agricultura familiar, nas questões de recursos hídricos, habitação rural, infraestrutura, assistência técnica, mulheres e juventude", ressaltou o diretor da Fetraf-RN, João Cabral. "Vivemos invernos irregulares há quatro anos, prejudicando a produção, e precisamos achar um caminho para minimizar esses efeitos", continuou.
Para Cícera Franco, coordenadora de Mulheres da entidade, a participação feminina é essencial ao movimento. "A violência doméstica no campo é muito forte e ainda bastante escondida, precisando ser combatida com rigor", denunciou. "Por isso, temos na pauta o ponto de criação de delegacias regionais para mulheres", explicou.
A Fetraf-RN pediu ao Governo a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que envolva secretarias e sociedade civil para garantir a viabilidade dos projetos para o Semi-Árido independente da seca. "Queremos a criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Agrário da Agricultura Familiar", solicitou João. O governador afirmou que a pauta, embora extensa, "não possui itens impossíveis de ser realizados" e que a efetivação da nova pasta será analisada para o próximo ano.
Na audiência, estiveram presentes os secretários de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Raimundo Costa; da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Haroldo Abuana, e adjunta do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iêda Cortez, e César Oliveira, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Mineiro sugeriu, na ocasião, a criação de uma agenda permanente entre o movimento de agricultores familiares, as secretarias e o Programa RN Sustentável, que já tem diversos projetos na área em execução.
Robinson afirmou à comissão que entregará a Central de Abastecimento pronta para funcionar em até dois meses, que fará a instalação dos poços e que todos os secretários receberão os trabalhadores rurais para reuniões pontuais e a elaboração de um cronograma de ações. Cada órgão deverá entregar à Fetraf, por escrito, um documento contendo as ações que estão sendo realizadas nas áreas que envolvem a agricultura familiar.
A Jornada
A programação da Jornada se estende ao longo da tarde. A partir das 14h, os agricultores se concentram em frente ao INSS da Rua Apodi, no Centro da Cidade, e, em seguida, seguem em caminhada até a sede da Caixa Econômica Federal na Rua João Pessoa, protestando contra a demora no andamento dos processos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Segundo a direção da Fetraf, pelo menos 18 projetos já tiveram recursos liberados em Brasília, mas não tiveram continuidade em nível local.
Fonte: Ascom Mineiro
Fotos: Página do Facebook do Deputado Mineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário