População se reune e fecha praia das Minas

Um pouco mais afastada e isolada por pedras, a Praia das Minas entre Pipa e Sibauma é uma das praias mais conservadas e desertas de Tibau do Sul. Dotada de um grande areal, o lugar é também um dos maiores berçários de tartarugas marinhas das praias do litoral sul potiguar. O problema é quando veículos 4x4 e motocicletas decidem se aventurar em suas areias. Contra esse tipo de invasão, a população decidiu se reunir e fechar o acesso a praia.
O fechamento da praia das minas não é algo novo. Desde os primórdios da invasão turística na cidade, moradores e ambientalistas tentam isolar a praia. Um desses pioneiros foi o empresário Yahoo que na época, arrumou muito inimigos que ainda não tinham consciência da importância da praia para a reprodução das tartarugas e do projeto TAMAR. 

Durante as décadas seguintes, também foram feitas tentativas de fechamento da praia com a instalação de estacas e troncos de coqueiros para impedir o trafego de bugues e jipes pelas areias. Mas, o trabalho precisa ser refeito de tempos em tempos por conta do desgaste dos troncos expostos a maresia e a água do mar.
No dia 13 de outubro de 2016, foi feito mais um fechamento da praia por parte da população. O movimento originado na internet, foi marcado inicialmente para as 16hs iniciou desde cedo, com a mobilização dos surfistas que fizeram a maior parte do trabalho, fechando parte dos pontos que permitiam a entrada de carros na praia e juntando mais de 10 sacos de 100 litros de entulhos e lixo da praia. Um caminhão foi disponibilizado para levar as toras de coqueiro e levar o material recolhido. A tarde, a população fechou o restante dos trechos que faltaram e foi colocada uma placa de aviso do artista plastico Rafa Santos.

Durante o evento, o projeto TAMAR presenteou os presentes com a transferência de 108 ovos de tartarugas marinhas para as areias agora protegidas da praia. Os ninhos, foram marcados com um circulo de madeiras até a implantação do tubo de identificação.
Outros lugares que merecem a atenção:

O movimento que uniu a sociedade, promete ser o primeiro de muitos outros. A cidade possui problemas que insistem em se repetir e o abuso dos comerciantes nas praias vem causando cada vez mais incomodo entre os turistas e moradores.

A Baia dos Golfinhos por exemplo, é outra praia que vem chamando atenção de todos. Antes isolada e virgem, a praia vem ganhando aos poucos barracas e guarda-sois que vão fazendo parte do cenário. Um grito de guerra ja foi solto na internet e ja conta com mais de 89 mil visualizações, o SOS BAIA DOS GOLFINHOS.

A praia do Amor, também vem chamando atenção pelos excessos. A praia vem sendo invadida por barracas de forma desordenada e sem controle nenhum. Eles começam com barracas de madeira que vão rapidamente se transformando em mistos de tijolos e cimento sem esgoto ou cuidado ambiental nenhum. 

Desafio da nova gestão municipal e de todos:

Ter um controle sobre o uso das praias é de vital importância para a sobrevivência do destino como atrativo para os turistas vindos do mundo inteiro. Não podemos repetir os mesmos erros que outros lugares que deixaram o turismo crescer de forma desordenada ao ponto de começar a afastar os visitantes. A praia da pipa já foi sinônimo de uma natureza selvagem e vasta mas aos poucos vem mudando sua característica e se transformando apenas num shopping center perto da praia com uma praça de alimentação com vista pra o mar. Aos poucos, visitantes que vinham periodicamente para a cidade, vão escolhendo outros destinos para desfrutarem do que antes encontravam por aqui e um novo tipo de turismo parasitário vem surgindo aos poucos iniciando o processo de declinio já conhecido em outros locais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário